• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2004.tde-20072021-163227
Document
Author
Full name
Maria Covadonga Lopez Apostolico
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2004
Supervisor
Committee
Pitombo, Luiz Roberto de Morais (President)
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Pinto Neto, Pedro da Cunha
Title in Portuguese
A linguagem escrita do livro didático de ciências de 8a. série do ensino fundamental
Keywords in Portuguese
ENSINO E APRENDIZAGEM
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
LINGUAGEM ESCRITA
QUÍMICA
Abstract in Portuguese
A pesquisa realizada buscou conhecer a linguagem da disciplina de Química em livros didáticos de ciências da 8a. série do Ensino Fundamental. No estudo de ciências, o aluno, cuja linguagem expressa sua forma de pensar e ver o mundo, é introduzido numa nova cultura, diferente do senso comum e que possui uma linguagem própria, a científica. Analisa livros didáticos que envolvem a linguagem de senso comum do aluno e a linguagem científica, com a intenção de perceber se a linguagem do livro está de acordo com o nível cognitivo do aluno que os utiliza e se constitui obstáculos epistemológicos à aprendizagem de conceitos de ciências. A pesquisa tem, também, como objetivo analisar se a linguagem do livro didático pode ofuscar a ruptura entre o conhecimento comum e o conhecimento científico e se os conceitos científicos abordados relacionam-se com a aplicação prática. Para esta finalidade foram selecionados dois livros didáticos de ciências de grande tiragem nacional em 2002. A metodologia utilizada na análise é a Análise de Conteúdo de Bardin numa abordagem qualitativa. Analisa a linguagem dos livros pelos termos: fusão/derreter, combustão/queimar, ebulição/ferver e misturar/dissolver. Como referencial teórico utiliza as idéias de obstáculo epistemológico e ruptura de Bachelard e desenvolvimento cognitivo de Piaget, considerando a linguagem de fundamental importância na formação de conceitos. Como resultado da análise da linguagem escrita do livro didático, verifica evidências que apontam que esta pode vir a reforçar o conhecimento de senso comum do aluno por constituir obstáculos epistemológicos à aprendizagem de conceitos científicos. Percebe-se que o texto destes livros não procura em geral esclarecer diferenças entre a linguagem da ciência e a linguagem comum dificultando a percepção do rompimento do conhecimento científico com o conhecimento comum. A linguagem empregada é na maioria das vezes abstrata e ) distante do nível cognitivo do aluno. As aplicações práticas aparecem geralmente como ilustrações e não como questões dificultando a percepção da relação entre o conhecimento científico, a tecnologia e a sociedade. A pesquisa sugere uma atenção especial para os casos apontados e pretende estar contribuindo com os autores dos livros didáticos de Ciências quanto ao uso criterioso da linguagem e com os professores na reflexão de sua práitca educativa e utilização dos mesmos e, consequentemente, com a melhora na qualidade do ensino nas escolas
Title in English
The written language of the 8th grade science textbook. elementary school grade
Keywords in English
CHEMICAL
PHYSICAL (STUDY AND TEACHING) LANGUAGE
TEACHING AND LEARNING
WRITTEN
Abstract in English
The written language of the 8th grade science textbook. elementary school grade
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
2004Apostolico.pdf (62.57 Mbytes)
Publishing Date
2021-08-31
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.