• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2023.tde-15082023-165145
Document
Auteur
Nom complet
Rivaldo Lopes da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Matos, Mauricio dos Santos (Président)
Galian, Claudia Valentina Assumpção
Martins, Lilian Al-chueyr Pereira
Quadros, Ana Luiza de
Wartha, Edson José
Titre en portugais
Perguntas em Aulas de Química: Identificação, Caracterização e Análise da Apropriação da Dimensão Epistêmica da Química
Mots-clés en portugais
Dimensão Epistêmica
Dimensão Social
Ensino de Química
Perguntas,
Resumé en portugais
Estudos científicos focalizando as perguntas como um dos elementos relevantes nos processos de ensino e aprendizagem vem ganhando cada vez mais atenção na literatura científica da área educacional e, em especial, no ensino de Ciências. Essa importância se deve ao fato do ato de perguntar se caracterizar como uma ação formativa essencial para a aprendizagem, sobretudo em processos formativos de caráter investigativo, validando essa temática como um objeto de estudo relevante a ser considerado em pesquisas na área da Educação. Assumindo as perguntas como seu objeto de estudo, essa pesquisa propõe, como objetivo principal, identificar e compreender a interface epistêmico-social presente em perguntas realizadas por professores em aulas de química. Como referencial teórico foi utilizada a Teoria Sociolinguística de Basil Bernstein, associando-a à dimensão da especialização da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL), formulada por Karl Maton. O estudo foi desenvolvido dentro de uma abordagem qualitativa a partir de um estudo de caso envolvendo identificação, análise e caracterização das perguntas formuladas pelos professores durante as etapas de planejamento e execução de 4 aulas de Química, concebidas no formato de minicurso temático interdisciplinar e oferecidas a estudantes da educação básica de diferentes escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto. Os quatro minicursos analisados foram planejados a partir da abordagem metodológica da aprendizagem baseada em problemas e oferecidas de forma não presencial por licenciandos do último ano do curso de Licenciatura em Química no contexto de uma disciplina do curso de formação inicial. Para a análise das perguntas identificadas, foram considerados os dados obtidos a partir dos arquivos de áudio e vídeo disponibilizados pelo docente responsável pela disciplina de estágio curricular supervisionado. Os áudios e vídeos analisados contemplavam os registros das aulas ministradas pelos licenciandos nos 4 minicursos, como também os registros das reuniões de supervisão coletiva e individual entre o docente/supervisor da disciplina de estágio curricular supervisionado e os licenciandos que atuaram como professores nos minicursos analisados. Para a análise, foi elaborado um método analítico, concebido a partir da combinação de dois instrumentos de análise referenciados na teoria sociolinguística de Bernstein e nos níveis do conhecimento químico com o plano cartesiano da dimensão da especialização proposto por Maton. Como resultado, pode-se observar que o instrumento proposto possibilitou identificar a interface entre as dimensões social e epistêmica das perguntas nas aulas de Química, evidenciando o potencial pedagógico das perguntas e a necessidade de atentar-se para a forma como elas são elaboradas, além de valorar os elementos sócio epistêmicos presentes em cada pergunta. Os resultados sugerem que uma análise considerando a interface existente entre a dimensão epistêmica da Química e a dimensão social contribui com a ampliação na compreensão e caracterização das perguntas, tanto no contexto de elaboração e execução de práticas pedagógicas, como também no contexto de pesquisas da área de Ensino de Química.
Titre en anglais
Questions in chemistry classes: identification, characterization and analysis of the appropriation of the epistemic dimension of chemistry.
Mots-clés en anglais
Chemistry Teaching
Epistemic Dimension
Questions,
Social Dimension
Resumé en anglais
Scientific studies focusing on "questions" as one of the relevant elements in teaching and learning processes have gained increasing attention in the scientific literature of the educational field and, in particular, in the teaching of Sciences. This importance is due to the fact that the act of asking is characterized as an essential formative action for learning, especially in formative processes of investigative character, validating this theme as a relevant study object to be considered in research in the area of education. Assuming the questions are the object of study, this research proposes, as its main objective, to identify and understand the epistemic-social interface present in questions made by teachers in chemistry classes. As a theoretical reference, Basil Bernstein's Sociolinguistic Theory was used, associating it with the dimension of the specialization of the Theory of Legitimation Codes (TCL), formulated by Karl Maton. The study was developed within a qualitative approach from a case study involving the identification, analysis, and characterization of the questions posed by the teachers during the planning and execution stages of four classes of Chemistry, designed in the format of an interdisciplinary thematic minicourse and offered to students of basic education from different public and private schools in Ribeiro Preto. The four minicourses analyzed were planned from the methodological approach to problem-based learning and offered non-exclusively by graduates of the last year of the Bachelor of Chemistry course in the context of a discipline of the initial training course. For the analysis of the identified questions, the data obtained from the audio and video files made available by the faculty responsible for the supervised curricular internship discipline were considered. The audio and video analyzed included the recordings of the lessons taught by the graduates in the 4 minicourses, as well as the records of the collective and individual supervision meetings between the teacher or supervisor of the supervised curricular internship discipline and the graduate students who acted as teachers in the minicourse analyzed. For the analysis, an analytical method was developed, conceived from the combination of two analytical instruments referenced in Bernstein's sociolinguistic theory and the levels of chemical knowledge with the Cartesian plan of the dimension of specialization proposed by Maton. As a result, it can be observed that the proposed instrument made it possible to identify the interface between the social and epistemic dimensions of questions in chemistry lessons, highlighting the pedagogical potential of questions and the need to pay attention to the way they are elaborated, as well as the socio-epistemic elements present in each question. The results suggest that an analysis considering the interface existing between the epistemic dimension of Chemistry and the social dimension contributes to the expansion of the understanding and characterization of the questions, both in the context of the development and implementation of pedagogical practices as well as in the context of research in the field of Teaching chemistry.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-08-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.