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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2023.tde-15082023-161212
Documento
Autor
Nome completo
Andréia do Rozário
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Fernandez, Carmen (Presidente)
Colagrande, Elaine Angelina
Carvalho, Luiz Marcelo de
Rink, Juliana
Silva, Rosana Louro Ferreira
Título em português
Análise da inserção da dimensão ambiental em cursos de licenciatura em Química do Espírito Santo
Palavras-chave em português
Ambientalização Curricular
Educação Ambiental
Formação inicial de professores
Química,
Resumo em português
A Educação Ambiental (EA) é considerada um componente essencial na formação do indivíduo e sua inserção no contexto escolar exige profissionais capacitados para lidar com os temas que ela abrange. Diante disso, este trabalho tem como objetivo principal analisar como a dimensão ambiental está inserida em cursos de licenciatura em Química do estado do Espírito Santo por meio da investigação de indícios de Ambientalização Curricular (AC) e das concepções de EA dos seus respectivos professores. Para isso, os referenciais teóricos estão baseados nas macrotendências político-pedagógicas da EA e na AC da Rede de Ambientalização Curricular no Ensino Superior (Rede ACES). Este trabalho tem natureza qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso múltiplo. O universo de pesquisa consiste nos cursos de licenciatura em Química de duas instituições públicas de ensino do estado do ES: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), totalizando 5 cursos analisados. Entre os sujeitos de pesquisa estão os coordenadores dos cursos e os docentes (de disciplinas específicas de Química, das integradoras e das pedagógicas). A pesquisa foi desenvolvida em cinco etapas. A primeira etapa consistiu na análise dos cursos com relação à abordagem ambiental, no ensino, pesquisa e extensão. Para isso, analisamos as duas versões dos projetos pedagógicos dos cursos (PPCs), trabalhos apresentados em eventos e projetos de extensão. Além disso, complementamos os dados com os relatos dos coordenadores e professores. A segunda etapa, por sua vez, consistiu na investigação dos indícios de AC no ensino, pesquisa e extensão. Os documentos analisados foram os mesmos da etapa anterior. A terceira etapa contemplou a identificação das concepções de EA dos professores, ministrantes das disciplinas específicas de Química, das integradoras e das pedagógicas, por meio de um questionário. Na quarta etapa, de modo a corroborar os dados obtidos nas etapas anteriores e para um melhor delineamento acerca da inserção da dimensão ambiental nos cursos investigados, buscamos compreender as percepções dos professores acerca da abordagem ambiental nos cursos com base nas entrevistas concedidas. Para finalizar, na quinta etapa, tentamos inferir acerca da relação entre os indícios de AC dos cursos e as concepções de EA dos professores. Os dados foram analisados por meio da Análise Temática. Os resultados apontam que a dimensão ambiental não se concentra somente em disciplinas como Química Ambiental, mas que se expande para disciplinas pedagógicas e integradoras. Além disso, a flexibilidade dos projetos de extensão também tem sido um espaço com grande potencial para a inserção da dimensão ambiental. Verificamos também que os cursos mais ambientalizados não possuem, necessariamente, a maioria de professores com concepções de EA alinhadas à macrotendência crítica. Assim, consideramos que a relação entre os indícios de AC e as concepções de EA não pode ser caracterizada como linear, mas sim, como complexa, refletindo a própria complexidade da realidade em que estamos inseridos.
Título em inglês
Analysis of the insertion of the environmental dimension in Chemistry teacher courses in Espirito Santo.
Palavras-chave em inglês
Chemistry,
Curricular Environmentalization
Environmental Education
Inicial teacher education
Resumo em inglês
Environmental Education (EE) is considered an essential component in the formation of the individual and its insertion in the school context requires trained professionals to deal with the themes it covers. Therefore, this work has as main objective to analyze how the environmental dimension is inserted in the Chemistry teacher courses in the state of Espirito Santo through the investigation of Curricular Environmentalization (CE) exams and the EE conceptions of their respective teachers. For this, the theoretical references are based on the political-pedagogical macrotrends of EE and on the CE of the Curricular Environmentalization in Higher Education Programme (ACES Network). This work has a qualitative nature, being characterized as a multiple case study. The research universe consists in Chemistry teacher courses at two public institutions in the state of ES: Federal University of Espirito Santo (UFES) and Federal Institute of Espirito Santo (IFES), totaling 5 analyzed courses. Among the research subjects are course coordinators and professors (of specific Chemistry disciplines, integrative and pedagogical disciplines). The research was developed in five stages. The first stage consisted of analyzing of the courses in relation to the environmental approach, in teaching, research and extension. For this, we analyzed the two versions of the courses' pedagogical projects (PPCs), papers presented at events and extension projects. In addition, we complemented the data with reports from coordinators and teachers. The second stage, in turn, consisted of investigating the effects of CE in teaching, research and extension. The documents analyzed were the same as in the previous stage. The third stage included the identification of the EE conceptions of the teachers, teachers of the specific disciplines of Chemistry, the integrators and the pedagogical ones, through teaching. In the fourth stage, in order to corroborate the data obtained in the previous stages and for a better delineation about the inclusion of the environmental dimension in the investigated subjects, we sought to understand how teachers experience the environmental approach in courses based on the interviews given. Finally, in the fifth stage, we tried to infer about the relationship between the CE reflections of the courses and the teachers' EE conceptions. Data were analyzed using Thematic Analysis. The results indicate that the environmental dimension is not exclusively concentrated in disciplines such as Environmental Chemistry, but that it expands to pedagogical and integrative disciplines. In addition, the flexibility of extension projects has also been a space with great potential for the insertion of the environmental dimension. We also verified that the more environmentalized courses do not necessarily require that most teachers with EE concepts were in the critical macrotrend. Thus, we consider that the relationship between CE reflexes and EE conceptions cannot be characterized as linear, but as complex, reflecting the very complexity of the reality in which we are inserted.
 
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Data de Publicação
2023-08-17
 
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