• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2013.tde-13112014-154742
Document
Auteur
Nom complet
Alexandra Epoglou
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Président)
Nunes, Simara Maria Tavares
Auth, Milton Antonio
Silva, Rejane Maria Ghisolfi da
Zanon, Dulcimeire Aparecida Volante
Titre en portugais
O ensino de ciências em uma perspectiva freireana: aproximações entre teoria e prática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Mots-clés en portugais
Ensino de ciências
Formação de professores
Paulo Freire
Resumé en portugais
Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar a incorporação de algumas das ideias de Paulo Freire ao ensino de ciências por meio de propostas didáticas para crianças em seus primeiros anos escolares, de modo a atingir os objetivos de formação de cidadãos que conheçam sua realidade e que, inseridos nela, tenham condições de refletir e agir. Nossa principal hipótese fundamenta-se na crença de que uma reflexão atenta sobre muitas das ideias de Paulo Freire pode ser bastante adequada para mobilizar as pessoas a considerarem certas propostas educativas. Nesse sentido, o conhecimento científico pode ganhar nova definição, facilitando uma ressignificação dos processos de ensino-aprendizagem, tornando-se mais expressivo tanto para o professor quanto para o aluno. Tendo em vista que, de modo geral, os professores dos anos iniciais são formados em cursos de pedagogia, e que o curso oferecido pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), da Universidade Federal de Uberlândia, tem clara orientação baseada nas ideias de Paulo Freire, nos interessamos em investigar como um grupo de pedagogas, recém-formadas sob essa perspectiva, associam ideias freireanas ao ensino de ciências. Para isso, realizamos encontros periódicos, pautados em discussões estimuladoras de reflexão sobre a prática educativa e analisamos tanto o planejamento elaborado quanto a aula correspondente ao plano. Os resultados que mais se destacam em nossa pesquisa são: i) a percepção das professoras participantes sobre uma perspectiva mais progressista do ensino de ciências nos anos iniciais; ii) a conquista de uma atitude mais reflexiva, responsável e autônoma sobre o ensino de ciências e iii) a compreensão sobre a importância do ensino de ciências para o desenvolvimento intelectual, afetivo, social e político dos alunos.
Titre en anglais
Science teaching in a Freirean perspective: relationships between theory and practice in primary school teacher education
Mots-clés en anglais
Paulo Freire
Science teaching
Teachers' formation
Resumé en anglais
This work aims to investigate how teachers incorporate some of the ideas of Paulo Freire into science teaching in primary school aiming to promote the formation of citizens able to understand their own reality and to reflect and act on this reality. Our hypothesis is based on the belief that a mindful reflection on Paulo Freire main ideas could guide teachers to consider other perspective to their educational proposals rather than the traditional ones. The College of Ciencias Integradas do Pontal (FACIP), University of Uberlandia, offers a course of pedagogy strongly guided by the ideas of Paulo Freire. As some of the primary teachers of the city of Ituiutaba are egress of this course, we investigate how a group of newly formed primary teachers associate these ideas learned in their course to their science teaching practice. Periodic meetings between six teachers and the researcher aiming were held aiming to foment reflections on their educational practice and analyze their science teaching plans and the teaching-learning process in the classrooms that the plans were applied. The main results of this research are: i) teachers' awareness of a progressive perspective to science teaching for young children; ii) the development of a more reflective and responsible posture throughout science teaching and iii) teachers' comprehension of the role of science teaching to promote intellectual, emotional, social and political development of the students.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Alexandra_Epoglou.pdf (1.58 Mbytes)
Date de Publication
2014-11-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.