• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2022.tde-11052023-123059
Documento
Autor
Nome completo
Pablo Micael Araújo Castro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Fernandez, Carmen (Presidente)
Cintra, Elaine Pavini
Leal, Sergio Henrique Bezerra de Sousa
Nogueira, Keysy Solange Costa
Ribeiro, Amanda Amantes Neiva
Título em português
Validação e utilização de um teste para avaliar o PCK de pilha de professores do ensino médio de São Paulo
Palavras-chave em português
Análise fatorial confirmatória
Análise Rasch
Autoconceito
Conhecimento pedagógico do conteúdo
Ensino de Eletroquímica
Resumo em português
Na perspectiva da profissionalização docente, defende-se que o professor possui um corpo de conhecimentos próprio para o ensino. Dentre esses conhecimentos, aquele que é específico ao professor de uma disciplina é o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), que pode ser entendido como o conhecimento para transformar o conteúdo em um conteúdo ensinável. Dentre os modelos propostos para o PCK, utilizamos o modelo do PCK de tópico específico. Com base nesse modelo, nosso objetivo foi desenvolver e apresentar evidências de validade de um teste para avaliar o PCK de Pilhas de professores de Química do ensino médio de São Paulo. Para alcançar esse objetivo, adotamos uma metodologia de métodos mistos predominantemente quantitativa, que compreende as seguintes etapas: primeiro, desenvolvemos um teste de PCK de Pilha e elaboramos uma rubrica de pontuação para tal teste, por meio de uma análise textual qualitativa; segundo, conferimos as características psicométricas do teste de PCK de Pilhas, por meio de modelagem Rasch, para coletar evidências da estrutura interna do teste; terceiro, investigamos a dimensionalidade de uma escala de autoconceito em Química e em Ensinar Química, por meio de uma análise fatorial confirmatória, para coletar evidências de associação do teste de PCK em Pilhas; quarto, analisamos o conteúdo de Pilha presente em livros didáticos de Química, por meio de uma classificação hierárquica descendente para coletar evidências do conteúdo do teste de PCK de Pilhas. Os resultados apontam que o PCK de Pilha dos professores de Química do ensino médio de São Paulo investigados está em um nível básico; a estrutura dimensional do autoconceito em Química e em Ensinar Química assume uma estrutura bifatorial; apesar de estarem na faixa básica de PCK de Pilha, os professores possuem um autoconceito positivo com relação a seus conhecimentos em Química e em Ensinar Química; e o teste de PCK de Pilha contempla as ideias de Pilhas que emergiram na análise dos livros didáticos. Assim, concluímos que o teste de PCK de Pilha apresentou boas evidências de validade e está apto a ser utilizado para fins de pesquisa ou didáticos.
Título em inglês
Test validation and use to evaluate São Paulo high school Chemistry teachers' PCK of Galvanic Cells
Palavras-chave em inglês
Confirmatory factor analysis
Electrochemistry teaching
Pedagogical content knowledge
Rasch analysis
Self-concept
Resumo em inglês
From the teacher professionalization perspective, it is argued that teachers have their own set of knowledge for teaching. One of this knowledge is specific for teaching a subject: the pedagogical content knowledge (PCK), which can be understood as the knowledge to transform the content of a subject into a teachable form. Among the models proposed for the PCK, we used the topic specific PCK model. Based on this model, our aim was to develop and to present validity evidence of a test to evaluate São Paulo high school Chemistry teachers PCK of Galvanic Cells. To achieve this objective, we adopted a predominantly quantitative mixed methods methodology, which comprises the following steps: first, we developed a PCK of Galvanic Cells test and developed a scoring rubric for such a test, through a qualitative text analysis; second, we evaluated the psychometric characteristics of the PCK of Galvanic Cells test, through Rasch modeling, to collect test internal structure evidence; third, we investigated the dimensionality of a self-concept scale in Chemistry and in Teaching Chemistry, through a confirmatory factor analysis, to collect evidence of association from the PCK of Galvanic Cells test; fourth, we analyzed the Galvanic Cells content present in high school Chemistry textbooks, through a descending hierarchical classification, to collect evidence of the PCK Galvanic Cells test content. The results show that the investigated São Paulo high school Chemistry teachers PCK of Galvanic Cells are at a basic level; the dimensional structure of the self-concept in Chemistry and in Teaching Chemistry assumes a bifactorial structure; despite being in the basic level of PCK of Galvanic Cells, teachers have a positive self-concept in knowledge of Chemistry and Teaching Chemistry; and the PCK of Galvanic Cells test contemplates the Galvanic Cells ideas that emerged in the analysis of the high school Chemistry textbooks. Thus, we concluded that the PCK of Galvanic Cells test presented good evidence of validity and can be used for research or didactic purposes.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-05-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.