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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2022.tde-08092022-144252
Documento
Autor
Nome completo
Maria Helena Zambelli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Maximiano, Flavio Antonio (Presidente)
Silva, Alcina Maria Testa Braz da
Vogel, Marcos
Título em português
Uma aplicação da teoria do núcleo central sobre os principais conceitos associados às interações intermoleculares
Palavras-chave em português
Ensino e aprendizagem
Interações Intermoleculares
Representações Sociais
Teoria do Núcleo Central,
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é investigar quais são os conceitos considerados importantes para os alunos de graduação de um curso de Química sobre o tema interações intermoleculares. A pesquisa baseou-se na Teoria do Núcleo Central (TNC) da Teoria das Representações Sociais (TRS), que busca entender como um determinado assunto é compartilhado por indivíduos de um mesmo grupo social. A TNC sugere que as representações sociais são compostas por dois sistemas: o Núcleo Central (NC), que é formado pelos conceitos mais importantes e organiza os demais, e os Elementos Periféricos, que são flexíveis e sustentam o núcleo. A metodologia aplicada para este tipo de pesquisa foi a utilização da Técnica de Evocação Livre de Palavras (TELP), a qual consiste no respondente elencar quais são as palavras que lhe vem à mente de acordo com outra palavra, chamada de tema indutor. As 247 respostas obtidas foram separadas em grupos de acordo com as disciplinas já cursadas pelos alunos respondentes. O tema interações intermoleculares foi escolhido por representar um conceito fundamental na Química, considerado estrutural para compreender diversos fenômenos da Ciência, tais como: solubilidade, viscosidade, propriedades dos materiais e mudanças físicas. A pesquisa foi dividida em duas partes: a primeira procurou evidenciar as representações de alunos ingressantes no curso antes e após estudarem o tema no primeiro ano de graduação. O segundo comparou as respostas de alunos que acabaram de ingressar no curso e alunos avançados, com pelo menos três anos de estudos em Química. No primeiro estudo, o NC do grupo pré-ensino é formado por ligação de hidrogênio, molécula e dipolo-dipolo, e para o grupo pós-ensino, ligação de hidrogênio e polaridade. Além do que muda e permanece no NC, foi possível perceber uma mudança dos valores de frequências, ordem de evocação, coocorrência entre os conceitos e redução no total de evocações distintas, o que indica a homogeneização das evocações representando uma mudança promovida pelo estudo do tema. No segundo estudo, para o grupo formado por alunos ingressantes no curso o NC foi composto por ligação de hidrogênio e molécula. Já para o grupo avançado, o NC foi composto por ligação de hidrogênio, interação de van der Waals e ligação química. Conclui-se então que há pequenas diferenças no NC, no entanto, em todos os casos esteve presente o conceito ligação de hidrogênio, o que indica ser este o conceito central na representação dos alunos sobre o tema. De maneira geral, os resultados mostraram que os alunos ingressantes no curso evocaram conceitos mais abrangentes e com menor adesão ao tema; em contrapartida, os alunos mais próximos ao final do curso evocaram conceitos mais relevantes e apresentaram justificativas mais aprofundadas e coerentes. O método se mostrou eficaz, fornecendo uma análise preliminar da aprendizagem e serviu como um indicador inicial do conhecimento compartilhado e expresso pelos alunos.
Título em inglês
An application of the Central Nucleus Theory on essential concepts associated to intermolecular interactions.
Palavras-chave em inglês
Central Nucleus Theory,
Education and learning
Intermolecular Interactions
Social Representations
Resumo em inglês
This paper investigates which concepts undergraduate students in Chemistry consider crucial to intermolecular interactions. The research was based on the Central Nucleus Theory (CNT) from the Social Representations Theory (SRT), which aims to understand how people from the same social group share a given subject. The CNT suggests that any social representation is organized in a dual system: The Nucleus Central, which is formed by the essential concepts and organizes the others, and the Peripheral elements, which are the flexible ones that sustain the nucleus. The Free Word Evocation Technique (TELP) a person list words that come to her mind after giving another word or theme was the methodology chosen for this research. Two hundred forty-seven answers were later separated into groups based on the courses that students had already taken. The topic, Intermolecular Interactions, was selected because it represents a fundamental concept in Chemistry, considered structural to understand different scientific phenomena, such as solubility, viscosity, material properties, and physical changes. The research was divided into two parts: the first one highlighted the first-year students representations before and after they had studied the subject. The second one compared the first-year students with the senior students answers. In the first part, the CN for the pre-study group was hydrogen bonds, molecules, and dipole-dipole; and hydrogen bonds and polarity for the after-study group. Besides what stays and changes in the CN, it was possible to see a difference in the frequency values, evocation order, co-occurrence between the concepts, and total reduction of the distinct evocation. These state that a reminder homogenization represented a change after the subject had been studied. In the second part, for the first-year students, the CN was hydrogen bond and molecules, and hydrogen bond, van der Waals interaction, and chemical bond for the senior students There were few differences in the CN, but the hydrogen bond was present in every situation, indicating that this is the students central representation of the theme. In general, the results show that first-year students remembered broader concepts and were less affiliated to the topic; by contrast, the senior students remembered more relevant ideas and presented profound and coherent reasons. This method proved to be efficient, giving us, a preliminary learning analysis and it serving as an initial indicator of shared knowledge expressed by the students.
 
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Data de Publicação
2022-09-09
 
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