Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2010.tde-04082010-110429
Documento
Autor
Nombre completo
Josely Cubero Bonardo
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Fernandez, Carmen (Presidente)
Moraes, Roque
Pinazza, Monica Appezzato
Título en portugués
Desenvolvimento profissional e relatos de vida de professores de química: um estudo de caso múltiplo
Palabras clave en portugués
Análise textual discursiva
Desenvolvimento profissional
Estudo de caso múltiplo
Formação de professores de Química
Resumen en portugués
O presente trabalho insere-se numa perspectiva de pesquisa qualitativa. O foco desta investigação recai particularmente sobre a aula de uma professora, Sophia, bem como no grupo de quatro professores que juntamente com ela participaram de um grupo colaborativo, constituindo-se assim, num estudo de caso múltiplo sobre o desenvolvimento profissional num contexto de formação contínua. Nesta investigação objetivou-se estabelecer as relações possíveis entre relatos educacionais e de profissionalização, concepções de ensino-aprendizagem e prática educativa que se evidenciaram num processo de reflexão crítica realizado por este grupo. A base de dados é composta por gravações em vídeo de aulas dentro de um contexto de uma disciplina de pós-graduação, vídeo de uma aula da profª Sophia no seu contexto real de atuação, textos escritos, desenhos e reflexões dos professores e gravação de uma entrevista com cada um desses cinco professores investigados. Os dados foram todos transcritos e a análise dos dados está baseada na análise textual discursiva, onde categorias emergentes foram estabelecidas. Ao final um metatexto foi construído onde o resultado dessas análises está contemplado. O processo reflexivo investigado nesse grupo revela um universo distinto de características de professores e a complexidade do processo educativo. As ações de cada professor em sua prática educativa têm influencias múltiplas e muito diversas relativas ao seu histórico de vida, sua experiência formativa e profissional, suas crenças, suas orientações políticas etc. O que determina a auto-imagem de um professor competente é provavelmente influenciado por todas essas características de uma maneira dinâmica e altamente complexa. Entretanto, duas características marcantes reveladas nesse estudo de caso múltiplo parecem ter influência positiva no trabalho de um professor - sua formação específica e pedagógica além de uma postura de confiança no processo educativo. Essas características nem sempre andam juntas, mas revelaram-se importantes para uma atuação segura dos professores investigados e, portanto, destacam-se no processo de construção de sua autonomia.
Título en inglés
Professional development and life stories of Chemistry teachers: a multiple-case study
Palabras clave en inglés
Chemistry teacher's education
Discursive textual analysis
Multiple-case study
Professional development
Resumen en inglés
This work has a qualitative research perspective. Our focus was the class of an in-service teacher, Sophia, and the four teachers who participated of a collaborative group. This investigation was a multiple-case study about the professional development in a teacher education context. The aim of this research was to establish possible relations between educational and professional reports, teaching-learning theories and classroom practice. These relations were revealed during a critical reflection process which was done by a group of in-service teachers. This research took place within the framework of a post graduation course. Our data are based in class videos, a video of Sophia's classroom, written texts, drawings, teacher's reflections and interviews with each one of these five teachers. Data were all transcribed and analyzed by the use of discursive textual analysis methodology, which established the emergence of some categories. At the end a metatext was written reporting and discussing the results of such analysis. The reflective process investigated in this group reveals that each teacher contributes with an idiosyncratic universe of characteristics and also evidences the complex nature of the education process. Each teacher actions in their educative practice have multiple and diverse influences which are related to their life history, educational and professional experience, their beliefs, their political orientations, etc. Results suggest that the self image of a competent teacher is influenced by all of these characteristics in a dynamic and complex way. However, two key characteristics revealed in this multiple case study seems to have a positive influence in a teacher's work - specific and pedagogical education and a confident view of the education process. These characteristics not always go together but were revealed as important for a confident performance of the investigated teachers. So, these characteristics can be considered as especially important during the construction of the teacher's autonomy process.
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-10-13