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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2011.tde-01112011-142816
Documento
Autor
Nome completo
Iara Terra de Oliveira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Maximiano, Flavio Antonio (Presidente)
Bertotti, Mauro
Porto, Paulo Alves
Título em português
A estrutura e organização da ciência química na visão de estudantes de graduação: uma aplicação da técnica de mapeamento conceitual
Palavras-chave em português
ensino superior
mapas conceituais
natureza da Química
Resumo em português
Este trabalho analisa algumas das atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina Química Integrada III, oferecida no segundo semestre de 2008 a alunos que então cursavam o sexto semestre dos cursos do IQ-USP do período noturno. As atividades desenvolvidas na disciplina tiveram como finalidade promover a reflexão dos alunos a respeito de suas concepções sobre a natureza e a organização da Química como ciência, e da natureza das relações existentes entre os conceitos (conteúdos) aprendidos nas diferentes disciplinas do curso de graduação. Com o intuito de promover tal reflexão, a disciplina em questão utilizou como ferramenta a elaboração em grupos de dois mapas conceituais. O primeiro mapa conceitual tinha como objetivo que os alunos mostrassem explicitamente as principais relações existentes entre os conceitos estudados em seu curso. Já o segundo mapa conceitual tinha como objetivo representar a visão dos estudantes a respeito da organização estrutural da Química. A análise dos conceitos utilizados e da relação expressa entre os mesmos permitiu observar que as disciplinas do curso e as cinco áreas tradicionais da Química estão presentes como elementos estruturantes da mesma. São também consideradas estruturantes as áreas de atuação profissional destes alunos (Química Ambiental e Ensino de Química). A Bioquímica é geralmente vista como dependente de outras áreas. A Química Analítica é considerada como uma "ferramenta" a serviço das demais. O mesmo ocorre com outras áreas do conhecimento (Matemática e Física).
Título em inglês
The structure and organization of Chemistry concerned by undergraduate students: an application of conceptual mapping
Palavras-chave em inglês
Chemistry College
conceptual mapping
Resumo em inglês
This work analyzes some of the activities developed within the subject of Integrated Chemical III, offered in 2008 to sixth semester students of IQ-USP's undergraduate courses. The activities developed in the discipline intended to promote reflections of the students about their conceptions about the nature and organization of the chemistry science, and the nature of the relationship between the concepts (content) learned in the many classes of their undergraduate course. With the goal to promote such reflection, the students have used the conceptual maps as a tool to make two kinds it. The objective of the first kind of conceptual map has been showed by the students that exposed the main existing relations among the concepts studied in graduation's course. The second objective of the conceptual map intended to represent the concern of students about the structural organization of chemistry. The analysis of the used concepts and of the relationship among them, expressed by conceptual maps, shows that the course subjects and the five traditional areas of Chemistry are present as structural elements of this science. The specialization areas in the professional context (Environmental Chemistry and Teaching Training) are also considered structural elements. Biochemistry is generally seen as dependent of the other areas, like Organic Chemistry. Analytical Chemistry is considered a "tool" for the service of other areas. The same situation happens in other areas of knowledge (Mathematics and Physics).
 
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Data de Publicação
2011-12-16
 
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