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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2022.tde-30092022-142729
Document
Auteur
Nom complet
Mônica Elizabete Caldeira Deyllot
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Zanetic, Joao (Président)
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Kawamura, Maria Regina Dubeux
Moraes, Andreia Guerra de
Robilotta, Manoel Roberto
Titre en portugais
Articulações entre as duas culturas: um caminho em busca de um Ensino de Ciências libertário
Mots-clés en portugais
arte
ciências
cultura
ensino de física
literatura
ponte entre culturas
Resumé en portugais
Paulo Freire vive no espaço do ensino de ciências (e não apenas nele) ainda que não tenha advogado especificamente em prol do mesmo. Para aqueles e aquelas que conhecem seu legado educacional, não é preciso muito esforço para entender suas contribuições para esta área como um todo, em defesa de um ensino mais significativo e libertário. Edgard Morin espalha suas ideias a favor do desenvolvimento de um pensamento complexo, capaz de articular conhecimentos de diferentes áreas, capaz de perceber a incerteza inerente ao conhecimento humano, a necessidade da dialogicidade e assim por diante. Este trabalho passa pela percepção de leitura de mundo, da complexidade do saber e da natureza, iniciando sua caminhada na tentativa romântica de aproximar esses dois referenciais teóricos. Logo vem a clareza de que não há muito mais a dizer sobre eles, e, desperta em nós a certeza de que não é bem isso que nos cabe fazer para ajudar a nossa área de pesquisa. É então que a coragem vem, e passamos a edificar nossa própria construção, inspirada naqueles dois pensadores e nestes que vos falam. Nossa jornada é contada e cantada desde as questões iniciais, nossas angústias e mudanças de caminho, pois também acreditamos que sendo um trabalho educacional, tais percalços comuns a tantos outros pesquisadores em suas jornadas, pode ser um bom material para reflexão na formação docente. Isso tudo será encontrado na parte inicial desta tese, capítulos 1 e 2. A partir do capítulo 3 está a guinada, a mudança de direção que nos levou a construir o conceito das articulações, a saber: articulação direta, articulação estrutural e articulação mobilizadora. Cada uma dessas três sendo dividida em outras três subcategorias cada. Esses conceitos são idealizados na perspectiva de aproximar os conhecimentos de ciências e de outras áreas do saber, não apenas unindo os mesmos sob um prisma cultural, mas articulando de modo que além de aproximar possa-se potencializar a ação, o movimento a partir daquilo que se aprende. Também nessa perspectiva propusemos o perfil articulador, para que se tenha a possibilidade de analisar o perfil de um indivíduo (ou de uma turma) do ponto de vista do entendimento das articulações entre os saberes. E como não poderia deixar de ser, várias atividades (26 ao todo) foram criadas para exemplificar cada um desses eixos articuladores, com uma estrutura que permite sua aplicação direta, caso seja de interesse, em sala de aula do ensino básico ou em cursos de formação de formadores. Que sua jornada conosco valha a pena!
Titre en anglais
Articulations between the two cultures: a path in search of a libertarian Science Teaching
Mots-clés en anglais
art
bridge between cultures
culture
literature
physics teaching
science
Resumé en anglais
Paulo Freire lives in the science teaching space (and not just in it) even though he does not have a lawyer specifically for it. For those who know his educational legacy, it doesn't take much effort to understand his contributions to this area as a whole, in defense of a more meaningful and libertarian teaching. Edgard Morin spreads his ideas in favor of the development of complex thinking, capable of articulating knowledge from different areas, capable of perceiving the uncertainty inherent in human knowledge, the need for dialogicity and so on. This work goes through the perception of reading the world, the complexity of knowledge and nature, starting its journey in the romantic attempt to bring these two theoretical references together. Soon comes the clarity that there is not much more to say about them, and it awakens in us the certainty that this is not exactly what we can do to help our area of research. It is then that courage comes, and we start to build our own construction, inspired by those two thinkers and those who speak to you. Our journey is told and sung from the initial questions, our anxieties and changes of path, because we also believe that being an educational work, such mishaps common to so many other researchers in their journeys, can be a good material for reflection in teacher training. This will all be found in the early part of this thesis, chapters 1 and 2. From chapter 3 onwards is the turn, the change of direction that led us to build the concept of articulations, namely: direct articulation, structural articulation and mobilizing articulation. Each of these three being divided into three other subcategories each. These concepts are idealized from the perspective of bringing together the knowledge of science and other areas of knowledge, not only uniting them under a cultural prism, but articulating them in a way that, in addition to bringing them closer, one can potentiate the action, the movement from what one learns. Also in this perspective, we proposed the articulating profile, so that it is possible to analyze the profile of an individual (or a group) from the point of view of understanding the articulations between knowledge. And, of course, several activities (26 in all) were created to exemplify each of these articulating axes, with a structure that allows their direct application, if interested, in the elementary school classroom or in courses of training of trainers. May your journey with us be worth it!
 
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Date de Publication
2022-11-23
 
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