• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2015.tde-29092015-144721
Document
Auteur
Nom complet
Tadeu Nunes de Souza
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Roberto, Lúcia Helena Sasseron (Président)
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Raboni, Paulo Cesar de Almeida
Titre en portugais
Engajamento disciplinar produtivo e o ensino por investigação: estudo de caso em aulas de física no ensino médio
Mots-clés en portugais
Engajamento Disciplinar Produtivo
Ensino Médio
Ensino por Investigação
Sequencia de Ensino Investigativa
Resumé en portugais
A presente dissertação buscou analisar se, e como, o Ensino por Investigação pode promover o Engajamento Disciplinar Produtivo (EDP) entre alunos de uma turma da disciplina Física do terceiro de ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na periferia da cidade de São Paulo. Num primeiro momento e no âmbito escolar, o EDP pode ser entendido como um indicador do grau de envolvimento com os temas e práticas de uma disciplina. Para tratar o tema, realizamos revisão bibliográfica entre trabalhos da área de pesquisa em ensino de ciências e física sobre o envolvimento de estudantes nos processos de ensino e aprendizagem na educação formal. Também estudamos trabalhos relacionados ao Ensino por Investigação e o estabelecimento de interações discursivas em sala de aula. Estes estudos permitiram propor indicadores de engajamento, de engajamento disciplinar e de engajamento disciplinar produtivo que foram utilizados na análise de episódios ocorridos em sala de aula. Os dados analisados nesta pesquisa são constituídos por aulas gravadas integralmente em vídeo, além de todo material didático a eles disponibilizado durante a aplicação da de uma sequência de ensino investigativa que versava sobre o tema "Dualidade onda-partícula". Pela análise da fala dos alunos, durante as atividades, e pelas interações dos mesmos com o professor e entre si, pudemos observar que, em vários momentos das atividades propostas nas aulas, houve um engajamento da turma, ficando este bastante condicionado às ações do professor.
Titre en anglais
Productive Disciplinary Engagement and Teaching through Investigation: Physics class case study in high school.
Mots-clés en anglais
Disciplinary Productive Engagement
Education for Research
High School
Investigative Teaching Sequence
Resumé en anglais
This thesis aimed to assess whether, and how, Teaching through Investigation can promote the Disciplinary Productive Engagement (DPE) of a group of high school Physics class students, from a public school located in the suburbs of Sao Paulo. DPE can be understood as an indicator of the degree of involvement in a class with the themes and practices of a discipline. To address the research subject, we conducted a literature review of research in science education and physics, and the involvement of students in the teaching and learning processes in formal education. We also reviewed studies about Teaching through Investiagtion, and the establishment of discursive interactions in the classroom. These studies allowed proposing engagement indicators, disciplinary engagement and productive disciplinary engagement that were used in the analysis of episodes that occurred in the classroom. The data analyzed in this study consist of classes recorded entirely in video, plus all teaching materials available to them during the application of an Investigative Teaching Sequence; which was about the theme "wave-particle duality." By analyzing the speech of the students during the activities, and the interactions with the teacher and each other, it was observed engagement of the class several times during the activities proposed. However, the engagement was conditioned by teacher's actions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-09-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.