• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-28102020-183824
Documento
Autor
Nombre completo
Mariana de Marchi Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Rodrigues, Andre Machado (Presidente)
Chaves, Adriano Aparecido Bezerra
Santos, Aldenise Cordeiro
Título en portugués
Educação escoteira e ensino de ciências: possíveis aproximações e contribuições
Palabras clave en portugués
Educação
Educação científica
Educação não formal
Escotismo
Resumen en portugués
Neste trabalho de pesquisa, o objetivo central foi entender como acontece a educação científica no âmbito do Movimento Escoteiro. Atualmente, o escotismo mobiliza, somente no Brasil, mais de 100 mil pessoas, contando com um programa educativo onde foram encontradas diversas iniciativas que desenvolvem atividades científicas. As especialidades relacionadas a ciência e tecnologia foram analisadas a partir de uma matriz baseada naquela apresentada por Engeströn (2001). Para as atividades da progressão pessoal, foi estruturada uma caracterização baseada em eixos temáticos transversais ao programa dos quatro Ramos, identificados durante a análise. Ao final, são feitos alguns apontamentos a respeito do cenário estudado.
Título en inglés
Scout education and science teaching: possible intersections and contributions.
Palabras clave en inglés
Education
Non-formal education
Science education
Scouting
Resumen en inglés
In this research, the main goal was to understand how science education happens within the Scout Movement. Currently Scouting mobilizes, in Brazil alone, more than 100 thousand people, counting on an educational program where several initiatives were found to develop scientific activities. The merit badges related to science and technology were analyzed from a matrix based on that presented by Engeströn (2001). For personal progression activities, a characterization was held based on thematic axes transversal to the program of the four age ranges, identified during the analysis. At the end, some notes are made about the scenario studied.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-11-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.