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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-28102020-183824
Documento
Autor
Nome completo
Mariana de Marchi Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues, Andre Machado (Presidente)
Chaves, Adriano Aparecido Bezerra
Santos, Aldenise Cordeiro
Título em português
Educação escoteira e ensino de ciências: possíveis aproximações e contribuições
Palavras-chave em português
Educação
Educação científica
Educação não formal
Escotismo
Resumo em português
Neste trabalho de pesquisa, o objetivo central foi entender como acontece a educação científica no âmbito do Movimento Escoteiro. Atualmente, o escotismo mobiliza, somente no Brasil, mais de 100 mil pessoas, contando com um programa educativo onde foram encontradas diversas iniciativas que desenvolvem atividades científicas. As especialidades relacionadas a ciência e tecnologia foram analisadas a partir de uma matriz baseada naquela apresentada por Engeströn (2001). Para as atividades da progressão pessoal, foi estruturada uma caracterização baseada em eixos temáticos transversais ao programa dos quatro Ramos, identificados durante a análise. Ao final, são feitos alguns apontamentos a respeito do cenário estudado.
Título em inglês
Scout education and science teaching: possible intersections and contributions.
Palavras-chave em inglês
Education
Non-formal education
Science education
Scouting
Resumo em inglês
In this research, the main goal was to understand how science education happens within the Scout Movement. Currently Scouting mobilizes, in Brazil alone, more than 100 thousand people, counting on an educational program where several initiatives were found to develop scientific activities. The merit badges related to science and technology were analyzed from a matrix based on that presented by Engeströn (2001). For personal progression activities, a characterization was held based on thematic axes transversal to the program of the four age ranges, identified during the analysis. At the end, some notes are made about the scenario studied.
 
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Data de Publicação
2020-11-11
 
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