• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-27102020-190403
Documento
Autor
Nome completo
Andrew Stanley da Silva Raposo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Roberto, Lúcia Helena Sasseron (Presidente)
Nascimento, Luciana de Abreu
Pizarro, Mariana Vaitiekunas
Título em português
Investigação científica em desenhos animados e em aulas de ciências do primeiro ano do ensino fundamental
Palavras-chave em português
Desenhos animados
Ensino de Ciências
Investigação Científica
Resumo em português
Tendo em vista a importância de aspectos relacionados à investigação científica no cenário educacional para o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC) visando o desenvolvimento científico dos estudantes para atuação em sociedade, nossa pesquisa tem o objetivo de analisar quais são as características sociais do conhecimento científico e características epistêmicas do conhecimento científico veiculadas em desenhos animados educacionais de temática científica e se há a percepção da parte de estudantes a respeito de tais características presentes ou não nas práticas de resolução de problemas retratados nos desenhos animados e na própria prática de resolução de problemas em atividades de Ensino de Ciência por Investigação. Para tanto, nossos estudos teóricos estarão vinculados tanto a aspectos epistemológicos das ciências e de seu ensino como ao uso de materiais, como filmes, livros ou desenhos animados de ficção, em aulas de ciências, com ênfase específica aos desenhos animados. Análises qualitativas foram realizadas para compreender se e como as características sociais do conhecimento científico e características epistêmicas do conhecimento científico são veiculadas em desenhos animados educativos de temática científica e, em paralelo, houve a escolha da escola e turmas de estudantes que estivessem inseridos no contexto de atividades de Ensino de Ciências por Investigação nas quais houve a apresentação de um episódio do desenho animado Sid, O Cientista. A escolha se deu por uma turma de primeiro ano de uma escola da cidade de São Paulo. Após a coleta de dados, por meio de filmagens, analisamos a percepção das características sociais do conhecimento científico e características epistêmicas do conhecimento científico, veiculadas em desenhos animados, nas falas dos estudantes. Observamos a presença de todas as características sociais do conhecimento científico ao longo da discussão dos estudantes e observamos que nem todas as características epistêmicas do conhecimento científico estiveram presentes ou que algumas estiveram uma presença muito menor em relação às outras. Concluímos que atividades de Ensino de Ciências por Investigação e o desenho animado, Sid, o Cientista, podem ser ferramentas apropriadas para o desenvolvimento da Alfabetização Científica dos estudantes, visto que tendem a desenvolver além dos aspectos conceituais, aspectos epistêmicos e sociais do conhecimento científico e que diferentes tipos de perguntas feitas por professores em discussões a respeito de atividades investigativas podem trazer ou não as características sociais do conhecimento científico e características epistêmicas do conhecimento científico à discussão.
Título em inglês
Scientific inquiry in cartoons and science classes of the first grade of elementary school
Palavras-chave em inglês
Cartoons
Science Teaching
Scientific Inquiry
Resumo em inglês
Considering the importance of aspects related to scientific research in the educational scenario for the development of Scientific Literacy, aiming at the scientific development of students for working in society, our research aims to analyze what are the social characteristics of scientific knowledge and epistemic characteristics of scientific knowledge presents in scientific educational cartoons and if there is the perception from the students about these characteristics presents or not in the problem solving practices portrayed in the cartoons and in the problem solving practice in Inquiry-Based Teaching activities. To this end, our theoretical studies will be linked both to epistemological aspects of science, its teaching and to the use of materials, such as fictional films, books or cartoons, in science classes, with specific emphasis on cartoons. Qualitative analyzes were carried out to understand if and how the social characteristics of scientific knowledge and epistemic characteristics of scientific knowledge are linked in scientific educational cartoons and, in parallel, there was the choice of schools and groups of students who were inserted in the context of Inquiry-Based Teaching activities in which an episode of the cartoon Sid, The Science Kid, was presented. The choice was made by a first grade class at a school in the city of São Paulo. After data collection, through filming, we analyzed the perception of the social characteristics of scientific knowledge and epistemic characteristics of scientific knowledge, linked in cartoons, in the students' speeches. We conclude that Inquiry-Based Teaching activities and the cartoon, Sid, the Science Kid, can be appropriate tools for developing students' Scientific Literacy, since they can develop beyond the conceptual aspects, social characteristics of scientific knowledge and epistemic characteristics of scientific knowledge and that different types of questions asked by teachers in discussions about investigative activities may or may not bring the social characteristics of scientific knowledge and epistemic characteristics of scientific knowledge to the discussion.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-10-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.