• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-27102020-190403
Documento
Autor
Nombre completo
Andrew Stanley da Silva Raposo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Roberto, Lúcia Helena Sasseron (Presidente)
Nascimento, Luciana de Abreu
Pizarro, Mariana Vaitiekunas
Título en portugués
Investigação científica em desenhos animados e em aulas de ciências do primeiro ano do ensino fundamental
Palabras clave en portugués
Desenhos animados
Ensino de Ciências
Investigação Científica
Resumen en portugués
Tendo em vista a importância de aspectos relacionados à investigação científica no cenário educacional para o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC) visando o desenvolvimento científico dos estudantes para atuação em sociedade, nossa pesquisa tem o objetivo de analisar quais são as características sociais do conhecimento científico e características epistêmicas do conhecimento científico veiculadas em desenhos animados educacionais de temática científica e se há a percepção da parte de estudantes a respeito de tais características presentes ou não nas práticas de resolução de problemas retratados nos desenhos animados e na própria prática de resolução de problemas em atividades de Ensino de Ciência por Investigação. Para tanto, nossos estudos teóricos estarão vinculados tanto a aspectos epistemológicos das ciências e de seu ensino como ao uso de materiais, como filmes, livros ou desenhos animados de ficção, em aulas de ciências, com ênfase específica aos desenhos animados. Análises qualitativas foram realizadas para compreender se e como as características sociais do conhecimento científico e características epistêmicas do conhecimento científico são veiculadas em desenhos animados educativos de temática científica e, em paralelo, houve a escolha da escola e turmas de estudantes que estivessem inseridos no contexto de atividades de Ensino de Ciências por Investigação nas quais houve a apresentação de um episódio do desenho animado Sid, O Cientista. A escolha se deu por uma turma de primeiro ano de uma escola da cidade de São Paulo. Após a coleta de dados, por meio de filmagens, analisamos a percepção das características sociais do conhecimento científico e características epistêmicas do conhecimento científico, veiculadas em desenhos animados, nas falas dos estudantes. Observamos a presença de todas as características sociais do conhecimento científico ao longo da discussão dos estudantes e observamos que nem todas as características epistêmicas do conhecimento científico estiveram presentes ou que algumas estiveram uma presença muito menor em relação às outras. Concluímos que atividades de Ensino de Ciências por Investigação e o desenho animado, Sid, o Cientista, podem ser ferramentas apropriadas para o desenvolvimento da Alfabetização Científica dos estudantes, visto que tendem a desenvolver além dos aspectos conceituais, aspectos epistêmicos e sociais do conhecimento científico e que diferentes tipos de perguntas feitas por professores em discussões a respeito de atividades investigativas podem trazer ou não as características sociais do conhecimento científico e características epistêmicas do conhecimento científico à discussão.
Título en inglés
Scientific inquiry in cartoons and science classes of the first grade of elementary school
Palabras clave en inglés
Cartoons
Science Teaching
Scientific Inquiry
Resumen en inglés
Considering the importance of aspects related to scientific research in the educational scenario for the development of Scientific Literacy, aiming at the scientific development of students for working in society, our research aims to analyze what are the social characteristics of scientific knowledge and epistemic characteristics of scientific knowledge presents in scientific educational cartoons and if there is the perception from the students about these characteristics presents or not in the problem solving practices portrayed in the cartoons and in the problem solving practice in Inquiry-Based Teaching activities. To this end, our theoretical studies will be linked both to epistemological aspects of science, its teaching and to the use of materials, such as fictional films, books or cartoons, in science classes, with specific emphasis on cartoons. Qualitative analyzes were carried out to understand if and how the social characteristics of scientific knowledge and epistemic characteristics of scientific knowledge are linked in scientific educational cartoons and, in parallel, there was the choice of schools and groups of students who were inserted in the context of Inquiry-Based Teaching activities in which an episode of the cartoon Sid, The Science Kid, was presented. The choice was made by a first grade class at a school in the city of São Paulo. After data collection, through filming, we analyzed the perception of the social characteristics of scientific knowledge and epistemic characteristics of scientific knowledge, linked in cartoons, in the students' speeches. We conclude that Inquiry-Based Teaching activities and the cartoon, Sid, the Science Kid, can be appropriate tools for developing students' Scientific Literacy, since they can develop beyond the conceptual aspects, social characteristics of scientific knowledge and epistemic characteristics of scientific knowledge and that different types of questions asked by teachers in discussions about investigative activities may or may not bring the social characteristics of scientific knowledge and epistemic characteristics of scientific knowledge to the discussion.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-10-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.