• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2015.tde-25112015-151619
Document
Auteur
Nom complet
Arthur Tadeu Ferraz
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Roberto, Lúcia Helena Sasseron (Président)
Silva, Adjane da Costa Tourinho e
Trivelato, Silvia Luzia Frateschi
Titre en portugais
Propósitos epistêmicos para a promoção da argumentação em aulas investigativas de física
Mots-clés en portugais
Alfabetização Científica
Argumentação
Ensino por Investigação
Resumé en portugais
O presente trabalho foi elaborado com o intuito de mapear quais ações tomadas por um professor promovem a argumentação dos estudantes. Para isso levamos em conta o contexto do ensino por investigação e a importância dessa abordagem didática para a promoção da Alfabetização Científica. Caracterizamos o que é o ensino por investigação e explicitamos qual é o espaço da argumentação em um ambiente de ensino pautado em seus pressupostos. Com base na revisão da literatura, discutimos especificidades em torno do que vem a ser argumentação em sala de aula e qual a sua importância para a construção de entendimento pelos estudantes sobre conteúdos científicos, bem como seu espaço na implementação de abordagens investigativas. À luz dessas conjecturas, estruturamos um grupo de categorias denominadas propósitos epistêmicos para promoção da argumentação que, em conjunto com os indicadores de alfabetização científica propostos por Sasseron (2008) e com os tipos de perguntas realizadas pelo um professor propostas por Machado (2012), nos permitiu construir um instrumento analítico para estudo de uma situação empírica de sala de aula. Nossa fonte de dados consistiu nos registros oriundos da implementação de uma Sequência de Ensino Investigativa que abordou o tema dualidade onda-partícula da luz. Por meio da análise das transcrições das falas de alunos e professor referentes às duas aulas finais desta sequência de ensino foi possível encontrar diferentes tipos de argumentos construídos pelos alunos e estabelecer como estes foram favorecidos. Concluímos, entre outras coisas, que o professor exerce papel importante para a promoção e o desenvolvimento de situações argumentativas, uma vez que nossa interpretação dos dados evidenciou aspectos, como, por exemplo, a necessidade da retomada de informações, da problematização de situações de investigação e exploração de distintos pontos de vistas para a construção de argumentos e entendimento pelos alunos sobre o objeto que estava sendo investigado coletivamente.
Titre en anglais
Epistemic purposes to promote argumentation in inquiry-based classes
Mots-clés en anglais
Argumentation
Inquiry-based teaching
Scientific literacy
Resumé en anglais
This research was performed aiming to map out which teacher's actions can promote argumentation by students. Therefore, we considered the context of inquiry-based teaching and the importance of this didactic approach to promote Scientific Literacy. We characterized the inquiry-based teaching and explained what is the place occupied of argumentation in an educational environment based on their assumptions. Based on the literature review, we discussed what is argumentation and its relevance to building up understandings by students about scientific contents. In light of these conjectures, we have structured a category group called epistemic purposes to promote argumentation that, together with the scientific literacy indicators proposed by Sasseron (2008) and the types of questions asked by a teacher proposed by Machado (2012), allowed us to design an analytical tool to study classroom empirical situation. Our data source consisted of records arising from the implementation of an Inquiry-based Teaching Sequence that addressed the subject wave-particle duality of light. Analyzing the transcripts of the speeches of students and teachers concerning to the final two classes of this teaching sequence was possible to find different types of arguments built by students. We concluded, among other things, the importance of the role of the teacher to promote the development of argumentation situations, since our interpretation of the data indicated aspects, as, for example, the need for resumption information, the questioning of situations and exploration of different points of views to construct arguments and understanding by students about the object that was being investigated collectively.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-11-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.