• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.81.2013.tde-25112014-152017
Documento
Autor
Nombre completo
Cátia Fernandes Gama
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Pessoa Junior, Osvaldo Frota (Presidente)
Gurgel, Ivã
Schulz, Peter Alexander Bleinroth
Título en portugués
Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Carbono
Ensino
Nanociência
Nanopartículas
Nanotecnologia
Resumen en portugués
O objetivo deste trabalho é investigar o ensino e aprendizado de conceitos da nanociência e da nanotecnologia no ensino médio, envolvendo o estudo dos nanomateriais e seus impactos na sociedade. Muitas vezes a percepção da nanociência e da nanotecnologia está associada a atividades científicas desenvolvidas em laboratórios sofisticados e caros, o que estabelece uma barreira para o seu ensino e aprendizagem. Sendo o carbono um elemento muito comum na natureza, o estudo das nanopartículas de carbono permite introduzir conceitos da nanociência e da nanotecnologia em sala de aula, utilizando materiais de baixo custo, e assim possibilitando a aproximação dos alunos de um dos ramos centrais da ciência atual.
Título en inglés
A proposal for teaching nanoscience and nanotechnology, in high school physics classes
Palabras clave en inglés
Carbon
Learning
Nanoparticles
Nanoscience
Nanotechnology
Teaching
Resumen en inglés
The purpose of this study is to investigate the teaching and learning of concepts of nanoscience and nanotechnology in high school, involving the study of nanomaterials and its impact on society. Many times the perception of nanoscience and nanotechnology is associated with scientific activities developed in sophisticated and expensive laboratories; this idea establishes a barrier to teaching and learning. Since carbon is a very common element in nature, the study of carbon nanoparticles allows us to introduce concepts of nanoscience and nanotechnology in the classroom, using low cost materials and, thus, making possible the approach of the students to one of the central branches of modern science.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-11-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.