• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2022.tde-25042022-172259
Document
Auteur
Nom complet
José Antonio Ferreira Pinto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Silva, Cibelle Celestino (Président)
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de
Ferreira, Flávia Polati
Figueirôa, Sílvia Fernanda de Mendonça
Scarpa, Daniela Lopes
Titre en portugais
Discutindo a construção de repertórios didáticos em uma perspectiva histórico-investigativa: condicionantes para a prática na formação inicial de professores de Física
Mots-clés en portugais
Ensino Investigativo
Formação de professores
Movimentos epistêmicos,
Natureza da Ciência
Pedagogia Crítica
Resumé en portugais
Transformar o planejamento em prática de ensino é um processo não natural e requer mais que um preparo teórico-didático-pedagógico. Este trabalho buscou avançar no conhecimento de quais questões teóricas e práticas são importantes para ajudar os licenciandos a promoverem uma perspectiva contextualizada e significativa de ensino. Por isso, propomos a Construção do Repertório Didático Histórico-Investigativo, buscando que o desenvolvimento do planejamento pedagógico voltado à prática servisse como fonte de reflexão e crítica. A história da ciência foi o elemento integrador e contextualizador para discussões de aspectos da natureza da ciência, a partir de cenários didáticos investigativos que compuseram a sequência de ensino desenvolvida. O episódio histórico escolhido foi a história da eletricidade no século XVIII. Levamos em conta as dimensões observacional, conceitual e sociocultural da ciência, de acordo com a ciência integral de Allchin. Além disso, trabalhamos com a perspectiva de formação crítica e reflexiva de Brookfield. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com observação participante, aplicada no programa de formação de professores de física da Universidade Estadual da Paraíba. Nossa análise envolveu o reconhecimento e categorização dos elementos estruturais do repertório que indicassem a presença dos elementos teórico-didáticos desenvolvidos ao longo do processo de formação e que contribuíram no processo de planejamento e de intervenção pelas licenciandas.
Titre en anglais
Discussing the construction of didactic repertory in a historical-investigative perspective: conditions for the practice in the initial training of physics teachers.
Mots-clés en anglais
History of Science
Initial teacher training
Nature of science. Epistemic Movements,
Teaching Physics
Resumé en anglais
Transforming the planning into teaching practice is an unnatural process and requires more than theoretical-didactic-pedagogical preparation. This work aimed to advance the knowledge of which theoretical and practical issues are essential to help pre-service teachers promote a contextualized and meaningful teaching perspective. Therefore, we propose the Construction of Historical-Investigative Didactic Repertory that seeks the development of teaching planning aimed at practice as a source of reflection and criticism. The history of science was an integrating and contextualizing element for discussions of aspects of nature of science, based on investigative didactic scenarios that made up the teaching sequence developed. The historical episode chosen was the history of electricity in the 18th century, particularly the discovery of the Leyden jar. We consider experimental, material, conceptual and sociocultural dimensions of science according to Allchins whole science. We also work with Brookfields perspective of critical and reflective training. This is qualitative research, characterized as a case study, with participant observation, applied in the physics teacher training program of the State University of Paraiba. Our analysis involved the recognition and categorization of structural elements of the repertoire that indicated the presence of theoretical-didactic elements developed throughout the training process and contributed to the pre-service teachers planning and intervention process.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-04-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.