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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2008.tde-24042013-153421
Documento
Autor
Nombre completo
Breno Arsioli Moura
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Silva, Cibelle Celestino (Presidente)
Martins, Roberto de Andrade
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de
Título en portugués
A aceitação da óptica newtoniana no século XVIII: subsídios para discutir a Natureza da Ciência do Ensino
Palabras clave en portugués
Ensino
História da ciência
Isaac Newton
Óptica
Século XVIII
Resumen en portugués
A compreensão da Ciência como um empreendimento dinâmico e em constante transformação tem se tornado uma das mais importantes metas da educação científica nos últimos anos. É quase senso comum que discussões sobre a Natureza da Ciência (NdC) sejam incorporadas nos currículos de ciências. De uma forma geral, a NdC pode ser definida como um arcabouço de saberes sobre as bases ou princípios epistemológicos envolvidos na construção do conhecimento científico. Uma das maneiras de se ensinar NdC é a discussão de episódios da História da Ciência. Nesse trabalho, analisamos em detalhes o desenvolvimento, a repercussão e a aceitação da óptica newtoniana; particularmente, estudamos sua popularização na Europa do início do século XVIII, principalmente na Grã-Bretanha. Neste período ocorreram mudanças sociais e culturais significativas, entre elas, a valorização da Filosofia Natural e seus produtos, o estabelecimento da mecânica e óptica newtonianas e da imagem de Isaac Newton como um representante da genuína filosofia natural. Assim, na época, foram selecionados e incorporados aos tratados de física apenas aspectos de sua óptica que evidenciavam o caráter indutivista e que ao mesmo tempo podiam ser conciliados com sua mecânica. A partir deste estudo histórico, aspectos da NdC podem ser explicitamente discutidos, por exemplo, a questão da inexistência de um método científico universal, a influência do contexto e do prestígio do pesquisador em questão na aceitação ou rejeição de suas idéias, o caráter provisório do conhecimento científico, a importância da maneira como as idéias são apresentadas, entre outras coisas. Este tipo de discussão é relevante para diversos âmbitos da formação de professores, favorecendo a construção de uma imagem adequada da Ciência de um modo geral.
Título en inglés
The acceptance of Newtonian optics in eighteenth century: discussing Nature of Science in Science Teaching
Palabras clave en inglés
18th century
History of science
Isaac Newton
Opticks
Science education
Resumen en inglés
Currently, there is a general agreement that Nature of Science (NOS) aspects must be included in science curriculums. The present dissertation analyzes in details the development, the repercussion and the acceptance of Newtonian optics; with particular emphasis on its popularization in early 18th century in Europe, especially in Great Britain. In this period, significant social and cultural changes occurred, among them the valorization of Natural Philosophy and its products, the establishment of Newtonian mechanics, optics and Isaac Newton's image as genuine representative of Natural Philosophy. As consequence, only Newtonian optics aspects that evidenced the inductivism and could be conciliated with his mechanics were incorporated in 18th century natural philosophy books. From this historical study, NOS aspects can be explicitly discussed, for instance, the inexistence of an universal scientific method, the influence of social context and how the prestige of a scientist biases the acceptance of her/his ideas, the temporary character of scientific knowledge, the relevance of how ideas are communicated, among other topics. The present work is important for teacher training courses, since it provides adequate view of Science development.
 
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Fecha de Publicación
2013-05-16
 
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