• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2018.tde-23112018-143548
Documento
Autor
Nombre completo
Edison Amaro da Silva
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de (Presidente)
Pessanha, Márlon Caetano Ramos
Toti, Frederico Augusto
Título en portugués
Emoções e os rituais de interação colocados em prática por professore de física em formação durante abordagem conceitual
Palabras clave en portugués
Clima Emocional
Emoções
Formação de Professores
Rituais de Interação
Resumen en portugués
Investigamos abordagens de conceitos de física em aulas da educação básica, por professores de física em formação, do ponto de vista microssociológico dos encontros face a face e o papel das emoções nesses encontros. Analisamos como essas interações face a face ocorrem em aulas de física durante abordagens de conceitos e os rituais de interação colocados em jogo pelos professores em formação. Desta forma, por meio de um estudo de casos, identificamos alguns rituais de interação que ocorrem durante o processo de ensino e aprendizagem em aulas de física, identificados pelo clima emocional da classe. Utilizando uma abordagem fenomenológica e uma metodologia reflexiva na qual, a partir das observações in loco, focamos nossa atenção nas abordagens conceituais em aulas de física e utilizamos o clima emocional como heurístico na busca de eventos salientes. Nossa investigação mostra que abordagens conceituais não são apenas processos de trocas intelectuais, mas interações face a face características dos encontros sociais e repletas de emoções que constituem a linguagem dessas interações e podem alterar o clima emocional da classe. Constatamos que o professor, consciente ou inconscientemente, coloca em ação rituais de interação de salvamento da fachada como o aprumo e o processo de evitação, podendo até mesmo subverter conceitos científicos para salvar a fachada, o que evidencia a importância de uma atitude reflexiva na prática docente, para que o professor realize escolhas mais conscientes como utilizar mais processos corretivos. Propomos também a inovação na utilização de medidas do clima emocional por leigos como heurístico para encontrar eventos salientes, fundamentados na perspectiva das emoções básicas, na possibilidade de compartilhamento interacional das emoções e na sua relação com o clima emocional da classe.
Título en inglés
Emotions and interaction rituals put into practice by the pre-service physics teacher during the conceptual approach
Palabras clave en inglés
Emotional Climate
Emotions
Interactual Ritual
Preservice Teachers
Resumen en inglés
We investigate approaches of physics concepts in basic education classes, by preservice physics teachers, from the micro-sociological point of view of face-to-face encounters and the role of emotions in these encounters. We analyze how these face-to-face interactions occur in physics classes during concept approaches and the interaction rituals put in place by the teachers in formation. In this way, through a case study, we identify some rituals of interaction that occur during the teaching and learning process in physics classes, identified by the emotional climate of the class. Using a phenomenological approach and a reflexive methodology in which, based on in situ observations, we focus our attention on conceptual approaches in physics classrooms and use the emotional climate as heuristic in the search for salient events. Our research shows that conceptual approaches are not only processes of intellectual exchanges, but face-to-face interactions characteristic of social encounters and full of emotions that constitute the language of these interactions and can alter the emotional climate of the class. We found that the teacher, consciously or unconsciously, put into action the interaction of salvage interaction of the facade as the mastery and avoidance process, and may even subvert scientific concepts to save the facade, which highlights the importance of a reflexive attitude in practice the teacher to make more conscious choices such as using more corrective processes. We also propose innovation in the use of measures of the emotional climate by lay people as heuristic to find salient events based on the perspective of basic emotions, the possibility of interactional sharing of emotions and their relation to the emotional climate of the class.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-11-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.