• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2003.tde-23072021-181948
Documento
Autor
Nome completo
Graziela das Neves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Hosoume, Yassuko (Presidente)
Kawamura, Maria Regina Dubeux
Pierson, Alice Helena Campos
Título em português
Contribuições da disciplina de Elementos e Estratégias para o Ensino de Física no curso de licenciatura do IFUSP
Palavras-chave em português
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
LICENCIATURA
Resumo em português
Elementos e estratégias para o Ensino de Física é uma disciplina que foi inserida no currículo da licenciatura do IFUSP em 1993, quando aquele passou por uma reforma, separando-se do curso de bacharelado. Essa disciplina, articulada com mais duas, tomou o lugar da Instrumentação para o Ensino de Física, com o objetivo de promover a interface entre os conhecimentos de Física, de Educação, com o processo ensino-aprendizagem. A disciplina utilizada na pesquisa foi desenvolvida com um recorte particular, que trata a Física como conhecimento construído e estruturado em seus conceitos e relações numa dimensão espacial; a Educação com seu papel transformador, no qual a ciência comparece com seu caráter instrumental e cultural; as diferentes visões dos processos de aprendizagem com seus limites e consistência com uma educação dialógica, e as diferentes estratégias de ensino correspondentes às pesquisas da atualidade, com as suas fundamentações particulares. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas, com uma amostra diversificada de alunos que haviam cursado a disciplina em diferentes anos. O grupo escolhido para a análise de suas respostas já havia tido alguma prática como professor de Física no Ensino Médio. (O grupo escolhido para a análise de suas respostas era formado de alunos que já haviam tido alguma prática como professores de Física no Ensino Médio.) O nosso objetivo foi investigar a natureza das contribuições proporcionadas por essas disciplina na formação inicial do professor através da identificação e articulação dos elementos caracterizadores de mudanças nas visões de Física, de Educação e/ou de ensino-aprendizagem. Os resultados da análise indicam que a disciplina, dentre outras contribuições, representou um caráter transformador na formação desses licenciandos. Possibilitou mudanças na visão de Física em vários aspectos, tal como uma nova organização do conhecimento físico ) prévio dos alunos, dando lugar a uma visão de Física mais estruturada, mais conceitual, permitindo a construção de uma visão de totalidade do conhecimento. Verificou-se que esses processo de reconstrução do conhecimento físico envolveu desestruturações bastante significativas. A disciplina proporcionou mudanças também com relação à visão de Educação e de atuação da prática pedagógica. O objetivo do ensino que releva o conteúdo físico foi substituído por uma preocupação em tornar a Física significativa para o mundo do aluno do Ensino Médio. O licenciando passou a olhar o aluno de outro modo, não como depositário de informações mas como construtor de conhecimentos; passou a se preocupar com a aprendizagem e como ela se dá. O significado "conteúdo de Física a ser abordado no Ensino Médio", bem como o de "aprendizagem e de escola", passaram a ser encarados de outra forma, no sentido de querer despertar prazer na educação, querer fazer com que seus alunos reconheçam o sentido do conhecimento. Podemos dizer que essas disciplina de Elementos e Estratégias para o Ensino de Física teve um papel significativo na formação inicial do professor, pois ao mesmo tempo que ela possibilitou aquisição de novos conhecimentos acerca dos conteúdos de Física, de Educação e de ensino-aprendizagem, causou mudanças de visão importantes no processo de ensino de Física e, também, possibilitou iniciar um processo de reflexão da prática pedagógica em sala de aula.
Título em inglês
Contributions from the subject of Elements and Strategies for the Teaching of Physics in the IFUSP Licentiate Course
Palavras-chave em inglês
BACHELOR
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
Resumo em inglês
Contributions from the subject of Elements and Strategies for the Teaching of Physics in the IFUSP Licentiate Course
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
2003Neves.pdf (99.02 Mbytes)
Data de Publicação
2021-08-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.