• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2003.tde-23072021-181948
Documento
Autor
Nombre completo
Graziela das Neves
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Hosoume, Yassuko (Presidente)
Kawamura, Maria Regina Dubeux
Pierson, Alice Helena Campos
Título en portugués
Contribuições da disciplina de Elementos e Estratégias para o Ensino de Física no curso de licenciatura do IFUSP
Palabras clave en portugués
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
LICENCIATURA
Resumen en portugués
Elementos e estratégias para o Ensino de Física é uma disciplina que foi inserida no currículo da licenciatura do IFUSP em 1993, quando aquele passou por uma reforma, separando-se do curso de bacharelado. Essa disciplina, articulada com mais duas, tomou o lugar da Instrumentação para o Ensino de Física, com o objetivo de promover a interface entre os conhecimentos de Física, de Educação, com o processo ensino-aprendizagem. A disciplina utilizada na pesquisa foi desenvolvida com um recorte particular, que trata a Física como conhecimento construído e estruturado em seus conceitos e relações numa dimensão espacial; a Educação com seu papel transformador, no qual a ciência comparece com seu caráter instrumental e cultural; as diferentes visões dos processos de aprendizagem com seus limites e consistência com uma educação dialógica, e as diferentes estratégias de ensino correspondentes às pesquisas da atualidade, com as suas fundamentações particulares. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas, com uma amostra diversificada de alunos que haviam cursado a disciplina em diferentes anos. O grupo escolhido para a análise de suas respostas já havia tido alguma prática como professor de Física no Ensino Médio. (O grupo escolhido para a análise de suas respostas era formado de alunos que já haviam tido alguma prática como professores de Física no Ensino Médio.) O nosso objetivo foi investigar a natureza das contribuições proporcionadas por essas disciplina na formação inicial do professor através da identificação e articulação dos elementos caracterizadores de mudanças nas visões de Física, de Educação e/ou de ensino-aprendizagem. Os resultados da análise indicam que a disciplina, dentre outras contribuições, representou um caráter transformador na formação desses licenciandos. Possibilitou mudanças na visão de Física em vários aspectos, tal como uma nova organização do conhecimento físico ) prévio dos alunos, dando lugar a uma visão de Física mais estruturada, mais conceitual, permitindo a construção de uma visão de totalidade do conhecimento. Verificou-se que esses processo de reconstrução do conhecimento físico envolveu desestruturações bastante significativas. A disciplina proporcionou mudanças também com relação à visão de Educação e de atuação da prática pedagógica. O objetivo do ensino que releva o conteúdo físico foi substituído por uma preocupação em tornar a Física significativa para o mundo do aluno do Ensino Médio. O licenciando passou a olhar o aluno de outro modo, não como depositário de informações mas como construtor de conhecimentos; passou a se preocupar com a aprendizagem e como ela se dá. O significado "conteúdo de Física a ser abordado no Ensino Médio", bem como o de "aprendizagem e de escola", passaram a ser encarados de outra forma, no sentido de querer despertar prazer na educação, querer fazer com que seus alunos reconheçam o sentido do conhecimento. Podemos dizer que essas disciplina de Elementos e Estratégias para o Ensino de Física teve um papel significativo na formação inicial do professor, pois ao mesmo tempo que ela possibilitou aquisição de novos conhecimentos acerca dos conteúdos de Física, de Educação e de ensino-aprendizagem, causou mudanças de visão importantes no processo de ensino de Física e, também, possibilitou iniciar um processo de reflexão da prática pedagógica em sala de aula.
Título en inglés
Contributions from the subject of Elements and Strategies for the Teaching of Physics in the IFUSP Licentiate Course
Palabras clave en inglés
BACHELOR
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
Resumen en inglés
Contributions from the subject of Elements and Strategies for the Teaching of Physics in the IFUSP Licentiate Course
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
2003Neves.pdf (99.02 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-08-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.