• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2003.tde-23072021-171123
Documento
Autor
Nome completo
Erika Regina Mozena
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Zanetic, Joao (Presidente)
Laranjeiras, Cássio Costa
Menezes, Luis Carlos de
Título em português
A solução de Planck para o problema da radiação do corpo negro (PRCN) e o ensino de física quântica
Palavras-chave em português
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
FÍSICA MODERNA (ESTUDO E ENSINO)
HISTÓRIA DA CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO)
RADIAÇÃO TÉRMICA (ESTUDO E ENSINO)
Resumo em português
Este trabalho tem por objetivo estudar e propor alternativas para o ensino do Problema da Radiação do Corpo Negro (PRCN) e sua solução estabelecida por Planck. Para solucionar esse empreendimento, nosso estudo foi dividido em quatro partes: -Compilamos, a partir da literatura e da leitura de alguns originais, um breve histórico com várias deduções físicas da radiação térmica, do PRCN e sua solução por Planck. Com isso, além de ganharmos embasamento para as análises subseqüêntes, também disponibilizamos um texto para o aprendizado do PRCN por estudantes de física, que procura conjugar aspectos conceituais, matemáticos, históricos e metodológicos. -Traçamos, baseados na epistemologia de Thomas Kuhn, um panorama da educação científica, cujo principal instrumento é o manual didático. Observamos que na busca por síntese e para manter e propagar a visão cumulativa, linear, objetiva e racional da ciência, os manuais didáticos distorcem a própria física e o seu ensino. -Analisamos a abordagem de dois textos sobre o PRCN de manuais didáticos de Física Moderna, tendo como pano de fundo algumas das dificuldades de abordagem do PRC apontados pela literatura. -Contrapomos os problemas das abordagens dominantes e outra que consideramos inovadora: aquela utilizada em parte da disciplina "Evolução dos Conceitos da Física" do Instituto de Física da USP - São Paulo, quando ministrada pelo orientador desta dissertação. Com relação ao ensino do PRCN e sa po Planck, a análise de alguns textos pretensamente didáticos sobro o assunto nos mostrou que a utilização desse conteúdo para ensinar a quantização de energia não está atingindo seus objetivos. Ao utilizar desse conteúdo para ensinar a quantização de energia não está atingindo seu objetivo. Ao utilizar abordagens superficiais e sintéticas, esses textos promovem distorções para a física, o fazer científico e a sua história. A análise da abordagem do PRCN bastante detalhada na ) disciplina "Evolução dos Conceitos da Física", cuja estrutura se aproxima mais aos nossos anseios pedagógicos em contraposição à abordagens dominantes que analisamos, nos mostrou que os problemas apontados podem ser minimizados. A partir desses resultados e da nossa pretensão em formar pesquisadores e professores autônomos, críticos, reflexivos e que possam realmente dominar a aplicar o conhecimento físico, sugerimos, então, a ampliação da discussão sobre a radiação térmica e o PRCN para outras disciplinas e áreas do ensino de física
Título em inglês
Planck's solution to the problem of black body radiation (PRCN) and the teaching of quantum physics
Palavras-chave em inglês
HISTORY OF SCIENCE (STUDY AND TEACHING)
MODERN PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
THERMAL RADIATION (STUDY AND TEACHING)
Resumo em inglês
Planck's solution to the problem of black body radiation (PRCN) and the teaching of quantum physics
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
2003Mozena.pdf (98.62 Mbytes)
Data de Publicação
2021-08-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.