• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2003.tde-23072021-171123
Document
Auteur
Nom complet
Erika Regina Mozena
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Zanetic, Joao (Président)
Laranjeiras, Cássio Costa
Menezes, Luis Carlos de
Titre en portugais
A solução de Planck para o problema da radiação do corpo negro (PRCN) e o ensino de física quântica
Mots-clés en portugais
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
FÍSICA MODERNA (ESTUDO E ENSINO)
HISTÓRIA DA CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO)
RADIAÇÃO TÉRMICA (ESTUDO E ENSINO)
Resumé en portugais
Este trabalho tem por objetivo estudar e propor alternativas para o ensino do Problema da Radiação do Corpo Negro (PRCN) e sua solução estabelecida por Planck. Para solucionar esse empreendimento, nosso estudo foi dividido em quatro partes: -Compilamos, a partir da literatura e da leitura de alguns originais, um breve histórico com várias deduções físicas da radiação térmica, do PRCN e sua solução por Planck. Com isso, além de ganharmos embasamento para as análises subseqüêntes, também disponibilizamos um texto para o aprendizado do PRCN por estudantes de física, que procura conjugar aspectos conceituais, matemáticos, históricos e metodológicos. -Traçamos, baseados na epistemologia de Thomas Kuhn, um panorama da educação científica, cujo principal instrumento é o manual didático. Observamos que na busca por síntese e para manter e propagar a visão cumulativa, linear, objetiva e racional da ciência, os manuais didáticos distorcem a própria física e o seu ensino. -Analisamos a abordagem de dois textos sobre o PRCN de manuais didáticos de Física Moderna, tendo como pano de fundo algumas das dificuldades de abordagem do PRC apontados pela literatura. -Contrapomos os problemas das abordagens dominantes e outra que consideramos inovadora: aquela utilizada em parte da disciplina "Evolução dos Conceitos da Física" do Instituto de Física da USP - São Paulo, quando ministrada pelo orientador desta dissertação. Com relação ao ensino do PRCN e sa po Planck, a análise de alguns textos pretensamente didáticos sobro o assunto nos mostrou que a utilização desse conteúdo para ensinar a quantização de energia não está atingindo seus objetivos. Ao utilizar desse conteúdo para ensinar a quantização de energia não está atingindo seu objetivo. Ao utilizar abordagens superficiais e sintéticas, esses textos promovem distorções para a física, o fazer científico e a sua história. A análise da abordagem do PRCN bastante detalhada na ) disciplina "Evolução dos Conceitos da Física", cuja estrutura se aproxima mais aos nossos anseios pedagógicos em contraposição à abordagens dominantes que analisamos, nos mostrou que os problemas apontados podem ser minimizados. A partir desses resultados e da nossa pretensão em formar pesquisadores e professores autônomos, críticos, reflexivos e que possam realmente dominar a aplicar o conhecimento físico, sugerimos, então, a ampliação da discussão sobre a radiação térmica e o PRCN para outras disciplinas e áreas do ensino de física
Titre en anglais
Planck's solution to the problem of black body radiation (PRCN) and the teaching of quantum physics
Mots-clés en anglais
HISTORY OF SCIENCE (STUDY AND TEACHING)
MODERN PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
THERMAL RADIATION (STUDY AND TEACHING)
Resumé en anglais
Planck's solution to the problem of black body radiation (PRCN) and the teaching of quantum physics
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
2003Mozena.pdf (98.62 Mbytes)
Date de Publication
2021-08-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.