• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2003.tde-23072021-164202
Document
Auteur
Nom complet
Emerson Izidoro dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Ferreira, Norberto Cardoso (Président)
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Ramos, Eugenio Maria de França
Titre en portugais
Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física
Mots-clés en portugais
EDUCAÇÃO PERMANENTE
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumé en portugais
O presente trabalho é uma pesquisa do tipo qualitativa que aborda um projeto de formação continuada de professores, desenvolvido em forma de curso. A proposta do mesmo foi desenvolver o conteúdo específico de mecânica através de uma abordagem experimental e lúdica utilizando materiais de fácil obtenção e baixo custo. O curso analisado foi realizado no âmbito do programa Pró-Ciências CAPES/FAPESP e destinado a professores de Física da Capital e Grande São Paulo. A questão central desse trabalho é a reflexão em torno da prática experimental em sala de aula através de atividades lúdicas e desenvolvidas com material de baixo custo, mais especificamente o reconhecimento, no discurso dos professores, dessas idéias desenvolvidas no curso. Para análise do problema utilizamos questionários e diários reflexivos desenvolvidos pelos professores durante o curso. Através das análises realizadas, pudemos avaliar as impressões dos professores sobre o uso de atividades experimentais, a utilização de materiais de baixo custo, a questão do lúdico como estratégia de ensino, entre outras. Discutimos também o problema do caráter esporádico dos nossos progamas de formação continuada
Titre en anglais
Playful experimental activities with low cost material : an experience with continuing education for physics teachers
Mots-clés en anglais
PERMANENT EDUCATION
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHER TRAINING
Resumé en anglais
The current work is a qualitative research that approaches a project of continued formation of teachers, developed as a course. Its purpose was to develop a specific content of Mechanics through ways of experimenting and entertaining by using materials which are easily obtained at low costs. The course analyzed was implemental within the ambit of the Pró-Ciências CAPES/FAPESP Program and it is directed to Physics Teachers of São Paulo and Grande São Paulo. The main question of this work was the reflection around the experimental practice in classroom through entertaining activities, which are developed with low cost materials, and more specifically the acknowledgement of these developed ideas in teachers' speech observed during the course. Reflexive diaries and questionnaires developed by teachers during the course were used to analyze the problems. Through the achieved analysis, the teachers' implessions could be evaluated in terms of the usage of experimental activities, the low cost materials and the approach of entertaining as a strategy of the course among others. This work also discusses the problem of lack of regularity in the programs of continued formation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
2003DosSantos.pdf (88.86 Mbytes)
Date de Publication
2021-08-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.