• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2003.tde-23072021-164202
Documento
Autor
Nome completo
Emerson Izidoro dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Ferreira, Norberto Cardoso (Presidente)
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Ramos, Eugenio Maria de França
Título em português
Atividades experimentais lúdicas e com material de baixo custo : uma experiência com formação continuada de professores de física
Palavras-chave em português
EDUCAÇÃO PERMANENTE
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo em português
O presente trabalho é uma pesquisa do tipo qualitativa que aborda um projeto de formação continuada de professores, desenvolvido em forma de curso. A proposta do mesmo foi desenvolver o conteúdo específico de mecânica através de uma abordagem experimental e lúdica utilizando materiais de fácil obtenção e baixo custo. O curso analisado foi realizado no âmbito do programa Pró-Ciências CAPES/FAPESP e destinado a professores de Física da Capital e Grande São Paulo. A questão central desse trabalho é a reflexão em torno da prática experimental em sala de aula através de atividades lúdicas e desenvolvidas com material de baixo custo, mais especificamente o reconhecimento, no discurso dos professores, dessas idéias desenvolvidas no curso. Para análise do problema utilizamos questionários e diários reflexivos desenvolvidos pelos professores durante o curso. Através das análises realizadas, pudemos avaliar as impressões dos professores sobre o uso de atividades experimentais, a utilização de materiais de baixo custo, a questão do lúdico como estratégia de ensino, entre outras. Discutimos também o problema do caráter esporádico dos nossos progamas de formação continuada
Título em inglês
Playful experimental activities with low cost material : an experience with continuing education for physics teachers
Palavras-chave em inglês
PERMANENT EDUCATION
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHER TRAINING
Resumo em inglês
The current work is a qualitative research that approaches a project of continued formation of teachers, developed as a course. Its purpose was to develop a specific content of Mechanics through ways of experimenting and entertaining by using materials which are easily obtained at low costs. The course analyzed was implemental within the ambit of the Pró-Ciências CAPES/FAPESP Program and it is directed to Physics Teachers of São Paulo and Grande São Paulo. The main question of this work was the reflection around the experimental practice in classroom through entertaining activities, which are developed with low cost materials, and more specifically the acknowledgement of these developed ideas in teachers' speech observed during the course. Reflexive diaries and questionnaires developed by teachers during the course were used to analyze the problems. Through the achieved analysis, the teachers' implessions could be evaluated in terms of the usage of experimental activities, the low cost materials and the approach of entertaining as a strategy of the course among others. This work also discusses the problem of lack of regularity in the programs of continued formation.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
2003DosSantos.pdf (88.86 Mbytes)
Data de Publicação
2021-08-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.