• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2002.tde-23072021-145425
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Urbaneja Sanchez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Villani, Alberto (Presidente)
Ciampone, Maria Helena Trench
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida
Título em português
Grupos operativos de aprendizagem : uma perspectiva de mudança para a relação ensino aprendizagem
Palavras-chave em português
ENSINO E APRENDIZAGEM
ENSINO MÉDIO
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
Resumo em português
O presente trabalho, que relata o desenvolvimento grupal de 5 casos representativos, de uma amostragem total de 28 casos estudados, pretende mostrar o processo de mobilização destes grupos operativos de aprendizagem, e, analisar e compreender, a partir do referencial teórico desenvolvido por Enrique Pichon-Rivière, as eventuais correlações entre as mudanças provocadas na relação ensino aprendizagem estimuladas pela aplicação das técnicas de trabalho em grupos operativos, em cursos experimentais de Física destinados a alunos do Ensino Médio
Título em inglês
Learning operative groups : a perspective of change for the teaching learning relationship
Palavras-chave em inglês
HIGH SCHOOL
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHING AND LEARNING
Resumo em inglês
This essay that reports 5 representative events from an universe of 28 researched events, intends to analyze and to comprehend, starting from the theoretical references developed by Enrique PIchon-Rivière, the possible correlation among the changes in the teaching learning relations stimulated by working technicians application in learning operatives groups, in experimental courses of Physics for Ensino Médio (equivalent to High School) Brazilian students.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
2002Sanchez.pdf (95.65 Mbytes)
Data de Publicação
2021-08-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.