• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2002.tde-23072021-142222
Documento
Autor
Nome completo
Ana Fukui
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida (Presidente)
Cafagne, Anildes
Oliveira, Marta Kohl de
Título em português
Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula
Palavras-chave em português
ÁTOMOS (ESTUDO E ENSINO)
ELETRODINÂMICA (ESTUDO E ENSINO)
ENSINO E APRENDIZAGEM
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
Resumo em português
Realizou-se uma atividade de pesquisa centrada nos desenhos dos alunos de Ensino Médio sobre o átomo e a corrente elétrica. Para discutir estas representações, observou-se alguns elementos dos desenhos, tais como a forma do núcleo e a estrutura da eletrosfera. Além disto, a relação entre os dois, o átomo, e como este conceito é usado para explicar a corrente elétrica, também foi objeto de análise. A definição do referencial teórico permitiu contextualizar o significado destas elaborações na sala de aula tendo dois pontos de apoio: a análise racional, ou seja, mais consciente, e a análise poética, traduzida pela compreensão, identificada e diferenciada entre imagem e imaginação. O trabalho utilizou a proposta epistemológica de G. Bachelard que engloba os dois elementos descritos acima, mais especificamente, ao propor uma descrição de etapas da formação do espírito científico e a teoria dos quatro elementos (água, terra, fogo e ar) da imaginação
Título em inglês
Atom and electric current: images, imaginations and daydreams in the classroom
Palavras-chave em inglês
ATOMS (STUDY AND TEACHING)
ELECTRODYNAMICS (STUDY AND TEACHING)
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHING AND LEARNING
Resumo em inglês
A research activity, centered upon the drawings of atoms and of electric currents made by pupils attending secondary school, was carried out. In order to discuss such depictions, some aspects of the drawings, such as the form of the nucleus and the electro sphere structure, have been examined. Further, the relationship between the atoms and the manner in which the concept thereof is used to explain the electric current, have also been subjected to an analysis. Definition of the theoretical referential has permitted placing the meaning of these elaborations into a context having two points of support: a rational analysis, meaning the more conscious one, and a poetical analysis, manifested by comprehension, identification and differentiation between an image and imagination. The work employed the epistemological proposition of G. Bachelard, which encompasses the two above-described elements, more specifically by proposing a description of development of the scientific spirit and the theory of the four elements of imagination: water, earth, fire and air.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
2002Fukui.pdf (77.71 Mbytes)
Data de Publicação
2021-08-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.