• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2002.tde-23072021-142222
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Fukui
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2002
Director
Tribunal
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida (Presidente)
Cafagne, Anildes
Oliveira, Marta Kohl de
Título en portugués
Átomo e corrente elétrica : imagens, imaginações e devaneios em sala de aula
Palabras clave en portugués
ÁTOMOS (ESTUDO E ENSINO)
ELETRODINÂMICA (ESTUDO E ENSINO)
ENSINO E APRENDIZAGEM
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
Resumen en portugués
Realizou-se uma atividade de pesquisa centrada nos desenhos dos alunos de Ensino Médio sobre o átomo e a corrente elétrica. Para discutir estas representações, observou-se alguns elementos dos desenhos, tais como a forma do núcleo e a estrutura da eletrosfera. Além disto, a relação entre os dois, o átomo, e como este conceito é usado para explicar a corrente elétrica, também foi objeto de análise. A definição do referencial teórico permitiu contextualizar o significado destas elaborações na sala de aula tendo dois pontos de apoio: a análise racional, ou seja, mais consciente, e a análise poética, traduzida pela compreensão, identificada e diferenciada entre imagem e imaginação. O trabalho utilizou a proposta epistemológica de G. Bachelard que engloba os dois elementos descritos acima, mais especificamente, ao propor uma descrição de etapas da formação do espírito científico e a teoria dos quatro elementos (água, terra, fogo e ar) da imaginação
Título en inglés
Atom and electric current: images, imaginations and daydreams in the classroom
Palabras clave en inglés
ATOMS (STUDY AND TEACHING)
ELECTRODYNAMICS (STUDY AND TEACHING)
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHING AND LEARNING
Resumen en inglés
A research activity, centered upon the drawings of atoms and of electric currents made by pupils attending secondary school, was carried out. In order to discuss such depictions, some aspects of the drawings, such as the form of the nucleus and the electro sphere structure, have been examined. Further, the relationship between the atoms and the manner in which the concept thereof is used to explain the electric current, have also been subjected to an analysis. Definition of the theoretical referential has permitted placing the meaning of these elaborations into a context having two points of support: a rational analysis, meaning the more conscious one, and a poetical analysis, manifested by comprehension, identification and differentiation between an image and imagination. The work employed the epistemological proposition of G. Bachelard, which encompasses the two above-described elements, more specifically by proposing a description of development of the scientific spirit and the theory of the four elements of imagination: water, earth, fire and air.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
2002Fukui.pdf (77.71 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-08-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.