• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2002.tde-23072021-141503
Documento
Autor
Nome completo
Paula Maria Neves Rodrigues Fernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Hamburger, Amélia Imperio (Presidente)
Machado, Nilson Jose
Vargas, Milton
Título em português
Ligação ciência-tecnologia e a física na engenharia
Palavras-chave em português
CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO)
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
TECNOLOGIA (ESTUDO E ENSINO)
Resumo em português
Este trabalho teve como objetivo de estudo o ensino de Física nos cursos de engenharia, verificando a formação do corpo docente e os conteúdos curriculares da disciplina, como também uma breve análise de todas as disciplinas, suas inserções e relevâncias, avaliando a profissão e formação de engenheiros e o papel da física, como ciência básica nesse processo, relacionando a ligação do conhecimento científico e tecnológico na história. Etapas do trabalho: - Evolução histórica; - História das Instituições; - Levantamento de situações específicas em Escolas de Engenharia, incluindo o ensino de Física - questionários e entrevistas com alunos, professores e engenheiros; - Conceituação de Ciência, Técnica e Tecnologia e suas inter-relações; - Tendências Atuais. Através dessa análise é possível identificar algumas dificuldades e soluções para a melhoria do ensino de Física e, de um modo geral, da formação do engenheiro para o atual mercado de trabalho
Título em inglês
Science-technology connection and physics in engineering
Palavras-chave em inglês
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
SCIENCE (STUDY AND TEACHING)
TECHNOLOGY (STUDY AND TEACHING)
Resumo em inglês
The present research work is a study of the Physics teaching in the engineering courses verifying the teaching staff background and the physics curriculum contents, also a short analysis of all the discipline, its insertion and amount, estimating the profession and the engineer graduate and the physics role that basic science, in this process, connecting the scientific knowledge and technological in the history. The stages of the research work: History development; Institutions histories; Research of specific engineering schools situation - including the Physics teaching - questionnaires and interviews with students, teachers and engineers; Science, technique and technology conceptions and this relations; Current tendencies. Across the analysis of each part of the research work shows some difficulties and solutions for the improvement of Physics Education, and in general, the engineer graduate for the current work market.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
2002Fernandes.pdf (98.65 Mbytes)
Data de Publicação
2021-08-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.