• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2002.tde-23072021-141503
Document
Auteur
Nom complet
Paula Maria Neves Rodrigues Fernandes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2002
Directeur
Jury
Hamburger, Amélia Imperio (Président)
Machado, Nilson Jose
Vargas, Milton
Titre en portugais
Ligação ciência-tecnologia e a física na engenharia
Mots-clés en portugais
CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO)
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
TECNOLOGIA (ESTUDO E ENSINO)
Resumé en portugais
Este trabalho teve como objetivo de estudo o ensino de Física nos cursos de engenharia, verificando a formação do corpo docente e os conteúdos curriculares da disciplina, como também uma breve análise de todas as disciplinas, suas inserções e relevâncias, avaliando a profissão e formação de engenheiros e o papel da física, como ciência básica nesse processo, relacionando a ligação do conhecimento científico e tecnológico na história. Etapas do trabalho: - Evolução histórica; - História das Instituições; - Levantamento de situações específicas em Escolas de Engenharia, incluindo o ensino de Física - questionários e entrevistas com alunos, professores e engenheiros; - Conceituação de Ciência, Técnica e Tecnologia e suas inter-relações; - Tendências Atuais. Através dessa análise é possível identificar algumas dificuldades e soluções para a melhoria do ensino de Física e, de um modo geral, da formação do engenheiro para o atual mercado de trabalho
Titre en anglais
Science-technology connection and physics in engineering
Mots-clés en anglais
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
SCIENCE (STUDY AND TEACHING)
TECHNOLOGY (STUDY AND TEACHING)
Resumé en anglais
The present research work is a study of the Physics teaching in the engineering courses verifying the teaching staff background and the physics curriculum contents, also a short analysis of all the discipline, its insertion and amount, estimating the profession and the engineer graduate and the physics role that basic science, in this process, connecting the scientific knowledge and technological in the history. The stages of the research work: History development; Institutions histories; Research of specific engineering schools situation - including the Physics teaching - questionnaires and interviews with students, teachers and engineers; Science, technique and technology conceptions and this relations; Current tendencies. Across the analysis of each part of the research work shows some difficulties and solutions for the improvement of Physics Education, and in general, the engineer graduate for the current work market.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
2002Fernandes.pdf (98.65 Mbytes)
Date de Publication
2021-08-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.