• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2002.tde-23072021-141054
Documento
Autor
Nome completo
Áurea Bottecchia Cilurzo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Anna Maria Pessoa de (Presidente)
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Teixeira, Odete Pacubi Baierl
Título em português
Parceria universidade-escola : da retórica à realidade: uma escuta na sua conversa
Palavras-chave em português
ENSINO
ENSINO E APRENDIZAGEM
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo em português
O propósito dessa investigação é examinar a construção de um projeto de Termodinâmica, em parceria com o LaPEF-USP, para implantação nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo. Essa aliança proporcionou aos professores a oportunidade para a construção de um trabalho colaborativo. Um estudo qualitativo foi empregado para identificar temas emergentes nos diálogos empreendidos durante as reuniões que lá ocorreram. Os dados foram obtidos a partir das transcrições das fitas gravadas durante os encontros e no relatório enviado à FAPESP. As descobertas sugerem que os caminhos percorridos pelos professores foram mediados por momentos de reconhecimento das principais dificuldades, pela busca de conhecimento para superá-las, e entre alguns momentos de desânimo, encontraram reconhecimento e sucesso. A construção do projeto, graças à parceria estabelecida entre escola e universidade promoveu um feedback imediato e satisfatório para os participantes
Título em inglês
University-school partnership: from rhetoric to reality: listening to your conversation
Palavras-chave em inglês
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHER TRAINING
TEACHING
TEACHING AND LEARNING
Resumo em inglês
The purpose of this inquiry is to examine the construction of a thermodynamics project for implantation in the schools of the public net of the State of São Paulo in partnership with the LaPEF-USP. This alliance provided to the teachers the chance to construct a colaborative work. A qualitative study was used to identify emergent subjects in the dialogues undertaken during the meetings occurred in the LaPEF. The data had been gotter from the transcriptions of tapes recorded during the meeting and in the report sent to FAPESP. The discoveries suggest that the ways reached for the teachers had been found by recognition's moments of main difficulties, search of knowledge to surpass them, within moments of depress, finding recognition and success. The project construction due to the partership estabilished between school and university promoted immediate feedback and satisfactory for the participants.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
2002Cilurzo.pdf (99.49 Mbytes)
Data de Publicação
2021-08-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.