• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2002.tde-23072021-141054
Documento
Autor
Nombre completo
Áurea Bottecchia Cilurzo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2002
Director
Tribunal
Carvalho, Anna Maria Pessoa de (Presidente)
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Teixeira, Odete Pacubi Baierl
Título en portugués
Parceria universidade-escola : da retórica à realidade: uma escuta na sua conversa
Palabras clave en portugués
ENSINO
ENSINO E APRENDIZAGEM
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumen en portugués
O propósito dessa investigação é examinar a construção de um projeto de Termodinâmica, em parceria com o LaPEF-USP, para implantação nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo. Essa aliança proporcionou aos professores a oportunidade para a construção de um trabalho colaborativo. Um estudo qualitativo foi empregado para identificar temas emergentes nos diálogos empreendidos durante as reuniões que lá ocorreram. Os dados foram obtidos a partir das transcrições das fitas gravadas durante os encontros e no relatório enviado à FAPESP. As descobertas sugerem que os caminhos percorridos pelos professores foram mediados por momentos de reconhecimento das principais dificuldades, pela busca de conhecimento para superá-las, e entre alguns momentos de desânimo, encontraram reconhecimento e sucesso. A construção do projeto, graças à parceria estabelecida entre escola e universidade promoveu um feedback imediato e satisfatório para os participantes
Título en inglés
University-school partnership: from rhetoric to reality: listening to your conversation
Palabras clave en inglés
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHER TRAINING
TEACHING
TEACHING AND LEARNING
Resumen en inglés
The purpose of this inquiry is to examine the construction of a thermodynamics project for implantation in the schools of the public net of the State of São Paulo in partnership with the LaPEF-USP. This alliance provided to the teachers the chance to construct a colaborative work. A qualitative study was used to identify emergent subjects in the dialogues undertaken during the meetings occurred in the LaPEF. The data had been gotter from the transcriptions of tapes recorded during the meeting and in the report sent to FAPESP. The discoveries suggest that the ways reached for the teachers had been found by recognition's moments of main difficulties, search of knowledge to surpass them, within moments of depress, finding recognition and success. The project construction due to the partership estabilished between school and university promoted immediate feedback and satisfactory for the participants.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
2002Cilurzo.pdf (99.49 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-08-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.