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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2020.tde-23022021-163208
Documento
Autor
Nome completo
Erica de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Leite, Cristina (Presidente)
Killner, Gustavo Isaac
Melo, Flávia Cristina de
Título em português
Multiculturalismo e Ensino de Ciências na Educação Básica: Desafios e Potencialidades da Astronomia Cultural
Palavras-chave em português
Astronomia cultural
Ensino de Astronomia
Ensino de Ciências
Livros Didáticos
Multiculturalismo
Resumo em português
A escola, espaço construído através de processos históricos, sociais e culturais é palco de múltiplas manifestações culturais e de cruzamento entre elas, em que o respeito e a tolerância devem estar presentes, garantindo àqueles que a frequentam, um intercâmbio intercultural democrático. O estudo da Astronomia cultural é um caminho para se levar para o Ensino de Ciências e de Física temáticas multiculturais que valorizem as diversas epistemologias acerca do céu. A medida legislativa no que se refere à Lei Federal 11.645/08 é de grande importância para que haja a presença destes temas por todo o currículo. Para entender como a Astronomia cultural chega até a sala de aula e a forma de como vem sendo abordada nos contextos acadêmicos, foram analisados com base na perspectiva da análise de conteúdo, as pesquisas da área e livros didáticos aprovados no PNLD de física e ciências, totalizando 84 livros. A análise de 31 trabalhos de pesquisa da área, acarretaram na formação de quatro categorias que se mantiveram em sua natureza de outros trabalhos da área. Dentre elas, a de maior número de trabalhos encontrados é a que agrupa as propostas de ensino na educação formal. Porém, ainda que o maior número corresponda a propostas que chegam à escola, algumas considerações são: o aumento em uma década não é significativo; as propostas não se aprofundam nas temáticas; o tamanho dos trabalhos não dá conta de mensurar as propostas como um todo.Na análise dos LD, foi possível contar com duas grandes dimensões de análise "Monocultural" e "Menos valorizados socialmente". É possível evidenciar que neste tipo de material, a maioria dos livros assume uma abordagem multiculturalista de viés assimilacionista e diferencialista, que tem a postura de tentar integrar os grupos menos visibilizados à cultura hegemônica ou reconhece as diferenças particulares de cada grupo, no entanto, são livros que se afastam da proposta de multiculturalismo intercultural, com uma postura crítica e de diálogo entre os diferentes grupos culturais. Almejamos que este trabalho possa contribuir para salientar a importância de valorizar as discussões em torno das múltiplas culturas na escola, trazendo as potencialidades da Astronomia cultural, pois acreditamos que desta forma, teremos uma educação mais democrática, humana e ética.
Título em inglês
Multiculturalism and Science Teaching in Basic Education: Challenges and potential of cultural astronomy.
Palavras-chave em inglês
Astronomy education
Cultural astronomy
Multiculturalism
Science education
Textbooks
Resumo em inglês
The school, a space built through historical, social and cultural processes, is the stage of multiple cultural manifestations and crossroads between them, in which respect and tolerance must be present, guaranteeing to those who attend it a democratic intercultural exchange. The study of cultural astronomy is a path to take to the Teaching of Science and Physics multicultural themes that value the various epistemologies about the sky. The legislative measure regarding Federal Law 11.645/08 is of great importance for the presence of these themes throughout the curriculum. To understand how cultural astronomy reaches the classroom and the way it has been approached in academic contexts, the research in the area and textbooks approved in the PNLD of Physics and Sciences were analyzed from the perspective of content analysis, totaling 84 books. The analysis of 31 research works in the area, led to the formation of four categories that remained in the nature of other works in the area. Among them, the one with the highest number of works found is the one that groups the teaching proposals in formal education. However, although the largest number corresponds to proposals that arrive at school, some considerations are: the increase in a decade is not significant; the proposals do not deepen in the themes; the size of the works does not measure the proposals as a whole. In the analysis of LD, it was possible to count on two great dimensions of analysis "Monocultural" and "Less socially valued". It is possible to highlight that in this type of material, most of the books take a multiculturalist approach with an asyllary and differentialist bias, which has the posture of trying to integrate the less visible groups to the hegemonic culture or recognizes the particular differences of each group, however, they are books that move away from the proposal of intercultural multiculturalism, with a critical posture and dialogue between different cultural groups. We hope that this work may contribute to highlight the importance of valuing the discussions around multiple cultures at school, bringing the potentialities of cultural astronomy, because we believe that in this way we will have a more democratic, human and ethical education.
 
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Erica_de_Oliveira.pdf (4.41 Mbytes)
Data de Publicação
2021-02-23
 
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