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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2022.tde-22032022-104236
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Gualberto Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues, Andre Machado (Presidente)
Oliveira, Rodrigo Travitzki Teixeira de
Silva, Fernando Augusto
Título em português
Ensino por investigação como fator associado ao desempenho de Ciências no PISA 2015: uma análise multinível
Palavras-chave em português
Alfabetização científica
Análise multinível
Ensino por investigação
PISA
Práticas docentes
Resumo em português
A qualidade na educação é um tema atual e amplamente discutido no campo educacional, incluindo pesquisadores, gestores, professores e demais atores educacionais. A principal preocupação está relacionada com o desenvolvimento de políticas públicas que possibilitem condições para que todos os estudantes possam se desenvolver, independente dos obstáculos que existam, tanto de caráter social, quanto familiar e econômico. As avaliações externas desempenham um papel importante, pois operam como instrumento de gestão na melhoria da qualidade da educação. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), no Brasil é tomado como instrumento externo de referência, por ser uma avaliação reconhecida internacionalmente. O PISA é apontado como um agente de grande influência para as políticas educacionais nacionais, por ser um parâmetro de qualidade estabelecido no PNE. No ensino de ciências, a qualidade pode ser representada pelo conceito de alfabetização científica e as discussões sobre ela aparecem em relação às diferentes práticas pedagógicas, como superar práticas que estão pautadas no ensino tradicional e engessado. O ensino por investigação é uma abordagem com uma extensa história na educação em ciências e busca alcançar a alfabetização científica dos estudantes abrangendo objetivos conceituais, sociais e epistêmicos. A literatura é inconclusiva sobre a eficácia das abordagens investigativas em potencializar a alfabetização científica dos estudantes, sendo uma questão a ser analisada. O objetivo dessa dissertação é identificar qual a associação entre o ensino por investigação e o desempenho dos estudantes na prova PISA 2015. Para a realização dessa pesquisa, realizaremos análises multiníveis através dos microdados do PISA 2015, disponíveis no site da OCDE e, para o tratamento dos dados, utilizamos o software R, com a interface R studio. Nossa análise mostra, entre outros resultados, que o indicador de práticas de ensino e aprendizagem de ciências baseadas em investigação (IBTEACH) possui uma associação negativa com o desempenho dos estudantes brasileiros. Ao analisar cada item que compõe o indicador, notamos uma associação positiva quando é explícita a participação do professor no processo. Em relação às práticas investigativas que não apresentam explícita participação e orientação do professor, notamos, em grande maioria, uma associação negativa com o desempenho dos estudantes.
Título em inglês
Teaching by Inquiry as a Factor Associated with Science Performance in PISA 2015: A Multilevel Analysis
Palavras-chave em inglês
Multilevel analysis
PISA
Scientific literacy
Teaching by inquiry
Teaching practices
Resumo em inglês
Quality in education is a current and widely discussed topic in the educational field, including researchers, managers, teachers and other educational actors. The main concern is related to the development of public policies in which conditions are possible for all students to develop, regardless of the existing objectives, whether social, family or economic. As external parties, they play an important role, as they operate as a management tool to improve the quality of education. The International Student Assessment Program (PISA) in Brazil is taken as an external reference instrument, as it is an internationally recognized assessment. PISA is appointed as an agent of great influence for national educational policies, as it is a quality parameter established in the National Education Plan. In science education, a quality is represented by the concept of scientific literacy and as a result it appears in relation to different pedagogical practices, such as overcoming the practices that are based on traditional and plastered teaching. Teaching by inquiry is an approach with a long history in science education and seeks to achieve scientific literacy of students covering conceptual, social and epistemic objectives, experiencing practices similar to those employed by scientists. In the literature, there is a certain inconsistency about the effectiveness of research approaches being better approaches to enhance the scientific literacy of students, which is an issue to be analyzed. The objective of this dissertation is to identify the association between teaching by investigation and student performance in the PISA 2015 test. To carry out this research, we will carry out multilevel analyzes using PISA 2015 microdata, available on the OECD website. For data processing, we use the R software, with an R studio interface. Our analysis shows that the indicator of research-based science teaching and learning practices (IBTEACH) has a negative association with the performance of Brazilian students. When analyzing each item that makes up the indicator, a positive association is noticed when the teacher's participation in the process is explicit. In relation to investigative practices that do not show explicit teacher participation and guidance, a negative association with student performance is mostly noticed.
 
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Data de Publicação
2022-03-22
 
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