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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2022.tde-22032022-102923
Document
Auteur
Nom complet
Fabrício Paraíso Rocha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Peres, Anne Louise Scarinci (Président)
Campos, Simone Ballmann de
Galletti, Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes
Titre en portugais
Compreensão do ensino de ciências na pedagogia montessoriana via análise teórica e documental
Mots-clés en portugais
Educação Infantil
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
Método Montessori
Resumé en portugais
Dentre as várias pedagogias praticadas no Ensino de Ciências, foi escolhido o estudo da pedagogia montessoriana porque dentre os diferentes estudos de ensino de ciências praticados em um referencial pedagógico específico pouco foi encontrado a respeito do ensino de ciências nessa pedagogia. Nesta direção, a presente pesquisa se voltou à investigação que encontrasse, em álbuns montessorianos, elementos que auxiliassem na compreensão de como o ensino de ciências é abordado. Inicialmente, fez-se a leitura das obras de Maria Montessori e de estudiosos montessorianos. Em seguida, buscou-se referencial sobre percursos educacionais em Maria Eduarda Moniz dos Santos e abordagens de ensino em Maria das Graças Mizukami. Esse olhar teórico foi usado para se comparar como o ensino pode ser lido a partir das obras de Montessori e de outros autores. Uma das formas como essa pedagogia vem sendo discutida é através de uma ótica chamada pilares da pedagogia Montessori, de Edimara de Lima e de Gabriel Salomão. Após isso, procedeu-se a análise documental de álbuns montessorianos que falassem sobre o ensino de ciências. Para tal, foram escolhidos álbuns que apresentassem atividades cujos dados permitissem inferir características sobre a abordagem de ensino de ciências dentro da pedagogia Montessori. A análise documental desses álbuns foi feita cruzando alguns conceitos de Vygotsky (como os conceitos de mediação e zona de desenvolvimento proximal, meio e interesse) e de Zabala (como os conceitos de sequência e unidade didáticas, objetivos de Coll e tipologias de conteúdo). Finalmente, procurou-se compreender algumas características de um curso de formação para professores montessorianos e o modo como a inserção dos professores nesse curso contribuiu para que seus respectivos álbuns de educação infantil e de ensino fundamental tivessem as características selecionadas. Entre as impressões tidas a partir da análise dos álbuns, elenca-se que: o caminho cognitivo de aprendizagem é ascendente (ou seja: do concreto para o abstrato); a busca de outras formas de ensino aprendizagem alternativas à cultura livresca são muito praticadas; e o ambiente preparado para o aprendizado se relaciona muito com a relação entre o meio e interesse proposto por Vygotsky.
Titre en anglais
Understanding of Science Teaching in Montessori pedagogy via theoretical and documentary analysis
Mots-clés en anglais
Elementary School
Montessori Method
Preschool
Science Teaching
Resumé en anglais
Among the various pedagogies practiced in Science Teaching, the study of Montessori pedagogy was chosen because, among the different studies of science teaching practiced in a specific pedagogical framework, few was found about the teaching of science in this pedagogy. In this direction, the present research turned to the investigation that found, in Montessori albums, elements that would help understanding how science teaching is approached. Initially, works by Maria Montessori and Montessori scholars were read. Then, a reference was sought on educational paths of Maria Eduarda Moniz dos Santos and teaching approaches of Maria das Graças Mizukami. This theoretical view was used to compare how teaching can be read from the works of Montessori and other authors. One of the ways in which this pedagogy has been discussed is through a viewpoint called pillars of Montessori pedagogy, by Edimara de Lima and Gabriel Salomão. After that, the documental analysis of Montessori albums that spoke about the teaching of science was carried out. To accomplish this feat, albums were chosen that presented activities whose data allowed inferring characteristics about the approach to science teaching within Montessori pedagogy. The documentary analysis of these albums was carried out by crossing some concepts of Vygotsky (such as the concepts of mediation and zone of proximal development, environment and interest) and Zabala (such as the concepts of didactic sequence and unity, Coll's objectives and content typologies). Finally, an attempt was made to superficially understand the characteristics of a training course for Montessori teachers and the way in which the inclusion of teachers in this course contributed so that their respective children's education and elementary school albums had the selected characteristics. inferred from the analysis of the albums, it is listed: the cognitive path of learning is ascending (ie: from concrete to abstract); the search for other forms of teaching and learning alternatives to book culture are widely practiced and; the environment prepared for learning is closely related to the relationship between environment and interest proposed by Vygotsky.
 
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Date de Publication
2022-03-23
 
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