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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.81.2010.tde-22022011-111935
Document
Auteur
Nom complet
José Eduardo Biasoto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Carvalho, Anna Maria Pessoa de (Président)
Abib, Maria Lucia Vital dos Santos
Vianna, Deise Miranda
Titre en portugais
O pensamento em ação dos alunos na resolução de um problema experimental de física
Mots-clés en portugais
Alfabetização científica
Atividades experimentais
Enculturação científica
Laboratório aberto
Resumé en portugais
Na nossa pesquisa, procuramos analisar uma atividade didática experimental, na qual os alunos receberam alguns materiais e com eles, deveriam elaborar uma situação experimental e nela, verificar se existia ou não a conservação da quantidade de movimento do sistema. Para fazer esta verificação, os alunos tiveram que elaborar um procedimento para testar a hipótese da conservação da quantidade de movimento, fazer as medidas necessárias e chegar a uma conclusão. A nossa pesquisa procurou determinar se esta atividade proporciona aos alunos a oportunidade de penetrar no universo das ciências, ou seja, se ele leva à enculturação científica. Para tanto, buscamos indicadores, nas falas dos alunos, através das gravações das aulas, desta enculturação. Buscamos, também, indicadores de envolvimento com a atividade. Analisamos, além disso, a postura do professor, durante o experimento e na discussão em grupo. Esta pesquisa se insere no contexto da enculturação científica, baseada nos trabalhos de Gil Pérez, Carvalho, Jimenez, Driver e Lawson, adaptados a uma realidade vivida em muitas de nossas escolas, ou seja, uma quantidade muito grande de conteúdos a serem trabalhados, poucos recursos e principalmente pouco tempo.
Titre en anglais
The Thinking In Action Of The Students In Resolution of a Physics' Experimental Problem
Mots-clés en anglais
Experimental activities
Open laboratory
Scientific enculturation
Scientific literacy
Resumé en anglais
In our research we have analyzed an experimental didactic activity in which the students received some materials for the elaboration of an experimental situation so that they should verify whether there was the conservation of linear momentum of a system. In order to have this verification, the students were supposed to elaborate the procedure to test the hypothesis of conservation of momentum, get the necessary measures and come to a conclusion. Our research has tried to determine if this activity offered the students an opportunity to enter the Science world, that is, if it took them into scientific enculturation. With this objective in mind, through the recording of our classes, we searched for indicators in the students' speeches that showed this enculturation. We also searched for indicators that showed commitment to the activity. Besides, we analyzed the teacher's posture not only during the experiment, but also during the group discussion. This research is set in a scientific enculturation context, based on Gil Pérez's, Carvalho's, Jimenez's, Driver's and Lawson's papers, and adapted to the reality of many of our schools which have a lot of content to deal with, few resources and mainly little time.
 
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Date de Publication
2011-03-28
 
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