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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2021.tde-20092021-173329
Document
Auteur
Nom complet
Victor Alexandre Alves de Carvalho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Dias, Valéria Silva (Président)
Moura, Breno Arsioli
Tavares, Heráclio Duarte
Titre en portugais
Pesquisas na interface entre história da ciência e ensino de ciências: analisando as fontes de dados históricos na produção do PIEC
Mots-clés en portugais
Fontes Históricas
História da Ciência
Pesquisa em Ensino de Ciências
Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências
Resumé en portugais
Analisando o desenvolvimento da área de pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil, trajeto iniciado com os projetos de ensino e consolidado com o estabelecimento de programas de pós-graduação, é possível notar que há um constante interesse temático pela História da Ciência. Nota-se, então, a existência de uma interface entre a pesquisa em Ensino e a História das Ciências, que foi se modificando ao longo dos anos. A produção de trabalhos com esta interface tem como uma das mais importantes formas de registro as teses e dissertações produzidas dentro dos programas de pós-graduação em Ensino de Ciências. O objetivo da pesquisa que aqui se apresenta é examinar um aspecto específico da produção de um dos programas pioneiros da área, o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC). Para guiar nossa pesquisa, formulamos a seguinte pergunta: Quais são as fontes históricas e como elas têm sido utilizadas nas dissertações e teses produzidas no âmbito do PIEC?. O nosso trajeto em busca da resposta passou por um estudo da história da área e por um estudo de questões relevantes para a historiografia da ciência, como algumas referentes ao internalismo e externalismo e algumas referentes ao uso de fontes historiográficas em pesquisas. Consideramos as fontes como discursos produzidos em condições específicas e, de modo pontual, apresentamos os gêneros discursivos bakhitinianos para dar suporte a essa escolha. Utilizando uma metodologia tanto quantitativa quanto qualitativa, concluímos que as teses e dissertações do programa, da modalidade Física, apresentam uma abordagem mais próxima do internalismo e utilizam, predominantemente, fontes secundárias de dados históricos. Concluímos também que os autores dão pouca atenção ao registro de informações sobre as formas de acesso às fontes históricas e que essas fontes têm nas teses e dissertações, quase que exclusivamente, um papel voltado à metodologia historiográfica.
Titre en anglais
Researches in the interface between History of Science and Science Teaching: Analyzing the Historical Sources in PIECs Production
Mots-clés en anglais
Historical Sources
History of Science
Interunidades em Ensino de Ciências Post-Graduate Program
Research in Science Teaching
Resumé en anglais
Analyzing the development of the area of science teaching in Brazil, that is started with teaching projects and consolidated with the creation and establishment of postgraduate programs, it is possible to notice that there is a constant thematic interest in the History of Science. There is, therefore, the existence of an interface between research about the area science teaching and the area of history of science. This interaction has been modified through the years. The objective with this research is to explore one specific aspect of one of the pioneering programs in this area, the Pós- Graduação Interunidades em Ensino de Ciências at the University of São Paulo. To conduct this research, we formulated this question: What are the historical sources and how are they being used in dissertations and theses produced inside this program?. Our path to discover an answer for this question started with research into the history of the area and about some of the issues related to historiography of science, such as the use of sources and different definitions of internalism and externalism. We understood these sources as speeches created inside specific conditions and briefly explored Bakhtins ideas to support our choice. Using both quantitative and qualitative methodology, we concluded that the materials analyzed, about Physics Teaching, show an internalist approach and use, predominantly, secondary historical sources. We also concluded that the authors are not very strict about recording the sources and their access. Our last conclusion was about the role of the historical sources in these productions: they are mostly used as part of historical methodology, with no proposals about science teaching.
 
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Date de Publication
2021-09-23
 
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