• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2004.tde-20072021-164707
Document
Auteur
Nom complet
Eliana Maceira Pires Conti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2004
Directeur
Jury
Kawamura, Maria Regina Dubeux (Président)
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de
Pierson, Alice Helena Campos
Titre en portugais
Trabalhando com projetos : limites e potencialidades
Mots-clés en portugais
DINÂMICA DE GRUPO
ENSINO
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
PESQUISA EDUCACIONAL
PROJETO EDUCACIONAL
Resumé en portugais
A realização de projetos de trabalho, no âmbito escolar, envolvendo, sobretudo alunos do ensino fundamental e médio, vem sendo retomada cada vez com mais frequência nos últimos anos. No entanto, ainda que muito discutida, essa proposta tem sido pouco analisada, a partir de práticas concretas em sala de aula. Além disso, há também, diferentes concepções e espaços de definição de projetos, o que também dificulta a discussão. Optamos por considerar a realização de projetos como uma estratégia educacional, em uma perspectiva ampla, e buscamos investigar suas especificidades, tanto do ponto de vista das contribuições que agrega como de suas eventuais limitações. Para isso, foi desenvolvido um estudo de caso, com alunos de primeira série do ensino médio, engajados na realização de um projeto escolar ao longo de todo um ano letivo. Como material de análise foram utilizados os registros de observação, os materiais produzidos pelos alunos e os seus próprios relatos. Os dados obtidos foram analisados do ponto de vista de duas dimensões específicas: a dinâmica de grupo e a natureza do conhecimento dos alunos. Os resultados indicam que a realização de projetos traz grandes contribuições para a formação dos alunos, especialmente no que diz respeito a competências pouco trabalhadas no ensino escolar tradicional. No entanto, o trabalho em grupo nem sempre é estabelecido de forma coletiva e muitas vezes não evolui com o passar do tempo. Além disso, essa é uma estratégia que permite agregar significado e contexto para os conceitos já adquiridos, transformando-os, e, possivelmente, contribua para a construção de conceitos científicos novos. A identificação de tais limites e potencialidades pode vir a contribuir para o planejamento adequado de projetos, redimensionando expectativas e sinalizando ações de acompanhamento
Titre en anglais
Working with projects: limits and potential
Mots-clés en anglais
EDUCATIONAL PROJECT
EDUCATIONAL RESEARCH
GROUP DYNAMICS
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHING
Resumé en anglais
Working with projects: limits and potential
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
2004Conti.pdf (61.84 Mbytes)
Date de Publication
2021-08-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.