• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2004.tde-20072021-164112
Documento
Autor
Nombre completo
Rogério Boaretto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2004
Director
Tribunal
Nunes, Cesar Augusto Amaral (Presidente)
Almeida, Fernando José de
Kawamura, Maria Regina Dubeux
Título en portugués
Computadores no ensino médio : análise da compreensão de alunos roteiristas
Palabras clave en portugués
APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
COMPUTADORES
ENSINO E APRENDIZAGEM
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
SIMULAÇÃO (APRENDIZAGEM)
TECNOLOGIA
Resumen en portugués
Nosso objetivo, nesta pesquisa, foi analisar a aprendizagem de alunos que participaram do projeto Laboratório Didático Virtual (Lab Virt), em que a utilização de computadores integra-se num conjunto de atividades de ensino. Segundo a proposta do Lab Virt, a peça central no projeto é o papel que os estudantes exercem como roteiristas de simulações e animações. A roteirizazção de uma simulação ou animação é chamado encomenda de simulação. Após a consecução do roteiro, este é enviado para alunos universitários estagiários do Lab Virt que, utilizando softwares específicos, produzem simulações a partir de encomendas. Analisamos sete endomendas de simulação, versando sobre a Física, de alunos do Ensino Médio de escolas publicas de São Paulo sob a perspectiva de um instrumento de avaliação. Este instrumento foi desenvolvido no contexto do projeto Teaching for Understanding, da Harvard Graduate School of Education. Achamos ser possível vislumbrar, pelo menos em princípio, a validade da utilização do instrumento de avaliação em um contexto diferente daquele em que foi formulado. No entanto, não descartamos uma possível necessidade de adaptação do instrumento ao contexto em que for utilizado. Em algumas encomendas, parece que as concepções alternativas dos estudantes ainda não foram superadas, enquanto que em outras não há indícios de possíveis concepções alternativas; alguns grupos de alunos parecem ter estabelecido relações mais gerais entre os conceitos estudados, generalizando para outras situações além daquela estudada; algumas encomendas parecem refletir uma habilidade, dos estudantes, em expressar suas idéias de maneira clara e adaptada a diferentes contextos ou públicos. A atividade de encomenda pareceu-nos ter um caráter de afloramento de concepções alternativas, isto é, permitiu que algumas concepções alternativas fossem explicitadas, naturalmente, durante tal atividade. Parece haver uma relação direta ) entre a clareza e exatidão da encomenda, sob a perspectiva da Física proposta para o Ensino Médio, e as generalizações conceituais estabelecidas. Parece haver uma relação direta entre a utilização coesa de sistemas simbólicos na encomenda, domínio da atividade de encomenda e consideração de audiência e contexto com o domínio de conceitos e/ou teorias e generalizações
Título en inglés
Computers in High School : Analysis of the Comprehension of Screenwriter Students
Palabras clave en inglés
COMPUTERS
LEARNING
LEARNING EVALUATION
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
SIMULATION (LEARNING)
TEACHING AND LEARNING
TECHNOLOGY
Resumen en inglés
Computers in High School : Analysis of the Comprehension of Screenwriter Students
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
2004Boaretto.pdf (86.70 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-08-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.