• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2004.tde-20072021-164112
Document
Author
Full name
Rogério Boaretto
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2004
Supervisor
Committee
Nunes, Cesar Augusto Amaral (President)
Almeida, Fernando José de
Kawamura, Maria Regina Dubeux
Title in Portuguese
Computadores no ensino médio : análise da compreensão de alunos roteiristas
Keywords in Portuguese
APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
COMPUTADORES
ENSINO E APRENDIZAGEM
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
SIMULAÇÃO (APRENDIZAGEM)
TECNOLOGIA
Abstract in Portuguese
Nosso objetivo, nesta pesquisa, foi analisar a aprendizagem de alunos que participaram do projeto Laboratório Didático Virtual (Lab Virt), em que a utilização de computadores integra-se num conjunto de atividades de ensino. Segundo a proposta do Lab Virt, a peça central no projeto é o papel que os estudantes exercem como roteiristas de simulações e animações. A roteirizazção de uma simulação ou animação é chamado encomenda de simulação. Após a consecução do roteiro, este é enviado para alunos universitários estagiários do Lab Virt que, utilizando softwares específicos, produzem simulações a partir de encomendas. Analisamos sete endomendas de simulação, versando sobre a Física, de alunos do Ensino Médio de escolas publicas de São Paulo sob a perspectiva de um instrumento de avaliação. Este instrumento foi desenvolvido no contexto do projeto Teaching for Understanding, da Harvard Graduate School of Education. Achamos ser possível vislumbrar, pelo menos em princípio, a validade da utilização do instrumento de avaliação em um contexto diferente daquele em que foi formulado. No entanto, não descartamos uma possível necessidade de adaptação do instrumento ao contexto em que for utilizado. Em algumas encomendas, parece que as concepções alternativas dos estudantes ainda não foram superadas, enquanto que em outras não há indícios de possíveis concepções alternativas; alguns grupos de alunos parecem ter estabelecido relações mais gerais entre os conceitos estudados, generalizando para outras situações além daquela estudada; algumas encomendas parecem refletir uma habilidade, dos estudantes, em expressar suas idéias de maneira clara e adaptada a diferentes contextos ou públicos. A atividade de encomenda pareceu-nos ter um caráter de afloramento de concepções alternativas, isto é, permitiu que algumas concepções alternativas fossem explicitadas, naturalmente, durante tal atividade. Parece haver uma relação direta ) entre a clareza e exatidão da encomenda, sob a perspectiva da Física proposta para o Ensino Médio, e as generalizações conceituais estabelecidas. Parece haver uma relação direta entre a utilização coesa de sistemas simbólicos na encomenda, domínio da atividade de encomenda e consideração de audiência e contexto com o domínio de conceitos e/ou teorias e generalizações
Title in English
Computers in High School : Analysis of the Comprehension of Screenwriter Students
Keywords in English
COMPUTERS
LEARNING
LEARNING EVALUATION
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
SIMULATION (LEARNING)
TEACHING AND LEARNING
TECHNOLOGY
Abstract in English
Computers in High School : Analysis of the Comprehension of Screenwriter Students
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
2004Boaretto.pdf (86.70 Mbytes)
Publishing Date
2021-08-31
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.