• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2002.tde-20072021-162601
Documento
Autor
Nome completo
Adriano Marcus Stuchi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Ferreira, Norberto Cardoso (Presidente)
Gaspar, Alberto
Mrech, Leny Magalhaes
Título em português
Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
Palavras-chave em português
ENSINO E APRENDIZAGEM
EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
MONITORIA EM MUSEUS
TERMODINÂMICA (EXPOSIÇÕES)
Resumo em português
A proposta desse trabalho é a de analisar e intervir numa exposição de Termodinâmica da Estação Ciência. Recorremos à investigação da linguagem dos monitores da Estação Ciência na explicação dos experimentos para ajudar no aperfeiçoamento da exposição. Utilizamos e analisamos alguns instrumentos de avaliação do processo ensino aprendizagem em Museus e Centros de Ciência fundamentados em Vygotsky e em cálculos estatísticos. Os resultados dessa pesquisa levam à consideração de três aspectos fundamentais: A importância dos monitores numa exposição científica e seu contínuo treinamento; A necessidade de aprimoramento da exposição num processo de avaliação que busque melhores resultados de aprendizagem. Visitas escolares programadas aos Museus e Centros de Ciência poder ser um fator muito importante para aumentar o interesse de alunos pelas exposições e para tornar mais significativa a aprendizagem nesses ambientes
Título em inglês
Analysis of a scientific exposition and intervention proposal
Palavras-chave em inglês
MONITORING IN MUSEUMS
MUSEOLOGICAL EXHIBITIONS
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHING AND LEARNING
THERMODYNAMICS (EXHIBITIONS)
Resumo em inglês
The proposal of this work is to analyze and to intervene in a display of Thermodynamics of Estação Ciência of the USP. We appeal to the inquiry of the language of the monitors of the Estação CIência in the explanation of the experiments to help in the perfectioning of the display. We use and analyze some instruments of evaluation of the learning process in Museums of Science and Science Centers based on Vygotsky and statistical calculations. The results of this research lead to the consideration of three basic aspects: The importance of the monitors in a display and its continuous training; The necessity of improvement of the display in an evaluation process that it searches better resulted of learning; Programed visits of schools to the Museums of Science and Science Centers can be a factor very important to magnify the interest of the students for the displays and to become more significant the learning in these environments.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
2002Stuchi.pdf (58.70 Mbytes)
Data de Publicação
2021-08-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.