• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2002.tde-20072021-162601
Documento
Autor
Nombre completo
Adriano Marcus Stuchi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2002
Director
Tribunal
Ferreira, Norberto Cardoso (Presidente)
Gaspar, Alberto
Mrech, Leny Magalhaes
Título en portugués
Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
Palabras clave en portugués
ENSINO E APRENDIZAGEM
EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
MONITORIA EM MUSEUS
TERMODINÂMICA (EXPOSIÇÕES)
Resumen en portugués
A proposta desse trabalho é a de analisar e intervir numa exposição de Termodinâmica da Estação Ciência. Recorremos à investigação da linguagem dos monitores da Estação Ciência na explicação dos experimentos para ajudar no aperfeiçoamento da exposição. Utilizamos e analisamos alguns instrumentos de avaliação do processo ensino aprendizagem em Museus e Centros de Ciência fundamentados em Vygotsky e em cálculos estatísticos. Os resultados dessa pesquisa levam à consideração de três aspectos fundamentais: A importância dos monitores numa exposição científica e seu contínuo treinamento; A necessidade de aprimoramento da exposição num processo de avaliação que busque melhores resultados de aprendizagem. Visitas escolares programadas aos Museus e Centros de Ciência poder ser um fator muito importante para aumentar o interesse de alunos pelas exposições e para tornar mais significativa a aprendizagem nesses ambientes
Título en inglés
Analysis of a scientific exposition and intervention proposal
Palabras clave en inglés
MONITORING IN MUSEUMS
MUSEOLOGICAL EXHIBITIONS
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHING AND LEARNING
THERMODYNAMICS (EXHIBITIONS)
Resumen en inglés
The proposal of this work is to analyze and to intervene in a display of Thermodynamics of Estação Ciência of the USP. We appeal to the inquiry of the language of the monitors of the Estação CIência in the explanation of the experiments to help in the perfectioning of the display. We use and analyze some instruments of evaluation of the learning process in Museums of Science and Science Centers based on Vygotsky and statistical calculations. The results of this research lead to the consideration of three basic aspects: The importance of the monitors in a display and its continuous training; The necessity of improvement of the display in an evaluation process that it searches better resulted of learning; Programed visits of schools to the Museums of Science and Science Centers can be a factor very important to magnify the interest of the students for the displays and to become more significant the learning in these environments.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
2002Stuchi.pdf (58.70 Mbytes)
Fecha de Publicación
2021-08-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.