• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2023.tde-19022024-174826
Documento
Autor
Nome completo
Matheus de Oliveira Louzada
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida (Presidente)
Barrelo Junior, Nelson
Garcia, Nilson Marcos Dias
Título em português
As Enigm?ticas Teorias da Luz: Uma Possibilidade da Inser??o de T?picos da F?sica Moderna no Ensino M?dio
Palavras-chave em português
Ensino de Física Moderna
Natureza da Luz
Transposição Didática
Resumo em português
A Pesquisa de Mestrado em questão teve como objetivo possibilitar aos alunos de uma Escola Pública do Estado de São Paulo a aprendizagem de conceitos da Física Moderna. Para isso, foram desenvolvidos materiais de Ensino modelados em uma sequência pedagógica intitulada "As Enigmáticas Teorias da Luz elaborada em etapas e definida como um curso. O foco principal da pesquisa foi explorar as Teorias que abordam a Natureza da Luz na Física e, com o auxílio da Transposição Didática, identificar e entender como levaríamos tais conhecimentos para uma sala de aula. Por conseguinte, definimos materiais de baixo custo que possibilitaria uma demonstração dos fenômenos estudados e, para além, facilitaria a reprodução por outros professores. O curso foi ministrado para alguns estudantes do Ensino Médio da Escola escolhida e, para análise, optou-se pela aplicação feita para uma turma que continham alunos de todos os Terceiros anos da Escola e que eram interessados no assunto. Logo, no decorrer das aulas, compreendeu-se o quanto alguns alunos estão dispostos a Novas Práticas no Ensino de Física e, para além, demonstram interesse em ciências quando aplicadas em seu cotidiano. As aulas demonstraram a viabilidade na Introdução de Práticas Inovadoras na Instituição Escolas, todavia sempre ressaltando a dificuldade que isso tem e que só quem está no ambiente escolar entende que temos que lidar com situações atípicas e não planejadas que exigem de nós uma capacidade de adaptação e replanejamento. Por fim, com auxílio da ferramenta de análise da Transposição didática, constatamos que foi possível, através das Teorias que aborda a Natureza da Luz na Física, oportunizar os alunos de uma Escola Pública da Cidade de São Paulo a compreenderem as veracidades da Física Moderna.
Título em inglês
The Enigmatic Theories of Light: A Possibility for the Integration of Topics from Modern Physics into High School Education
Palavras-chave em inglês
Didactic Transposition
Nature of Light
Teaching Modern Physics
Resumo em inglês
The Master's research in question aimed to enable students from a Public School in the State of São Paulo to learn concepts of Modern Physics. To achieve this, teaching materials were developed, structured in a pedagogical sequence entitled "The Enigmatic Theories of Light," elaborated in stages and defined as a course. The main focus of the research was to explore theories that address the nature of light in physics and, with the help of Didactic Transposition, identify and understand how to bring this knowledge into a classroom. Consequently, we defined low-cost materials that would allow for a demonstration of the studied phenomena and, furthermore, facilitate their reproduction by other teachers. The course was taught to some high school students at the chosen school, and for analysis, it was decided to apply it to a class that included students from all third years of the school who were interested in the subject. As a result, during the course of the classes, it was understood how willing some students are to embrace new practices in the teaching of physics and, furthermore, they demonstrate an interest in science when applied to their daily lives. The classes demonstrated the feasibility of introducing innovative practices in the school institution, always emphasizing the difficulty that this entails and that only those in the school environment understand that we have to deal with atypical and unplanned situations that require us to have the capacity for adaptation and re-planning. Finally, with the assistance of the Didactic Transposition analysis tool, we found that it was possible, through theories that address the nature of light in physics, to provide students from a public school in the city of São Paulo with an understanding of the truths of Modern Physics.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-02-21
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.