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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2023.tde-19022024-171447
Documento
Autor
Nome completo
Cleber Aparecido Martinelli Hernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Villani, Alberto (Presidente)
Silva, José Alves da
Silva, Luciene Fernanda da
Título em português
Análise e aprimoramento da feira de ciência em escolas municipais de Santana de Parnaíba - SP
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Ensino
Feira de Ciência
Pensamento crítico
Resumo em português
O trabalho tem como principal objetivo investigar e resolver um problema da feira de ciência do município de Santana de Parnaíba SP, tornando-a mais próxima da realidade dos estudantes, tendo como orientação as dimensões do pensamento crítico, como delineadas por Tamayo Alzate (2014), e pelas duas competências gerais da BNCC. De um lado, Tamayo descreve como dimensões do pensamento crítico em estudantes de educação básica a argumentação, a solução de problemas e a metacognição. Por sua vez, a BNCC considera importantes o pensamento científico, crítico e criativo e a argumentação. Nas perspectivas do pensamento crítico os estudantes deveriam ser levados a questionar as informações e conteúdos pesquisados por eles e o professor deveria agir muito mais como um facilitador/mediador do que um transmissor de informações. Iniciamos em 2019 uma pesquisa qualitativa observando uma turma de Física de uma determinada escola, porém os resultados que encontramos e elaboramos não foram muito satisfatórios de acordo com o que esperávamos da feira. Diante disso, em 2021 produzimos um novo planejamento desta feira de ciência, coordenado por um grupo de trabalho composto por professores de física, gestores escolares e por mim enquanto diretor de ensino do município e professor de Física da rede estadual de ensino de São Paulo. Em 2022 o mesmo grupo procurou orientar a realização do planejamento e como resultado, ao longo de todo o processo da feira, concluímos que o trabalho de pesquisa foi bastante produtivo de acordo com as ideias de Tamayo Alzate (2014) e as competências gerais da BNC, reconhecendo não somente a presença das dimensões citadas e de um crescimento cognitivo e cultural dos estudantes e dos docentes, mas também de uma organização que mudava o envolvimento e a perspectiva dos participantes, devolvendo à feira de ciência seu potencial de atividade inovadora. Deixamos para o futuro a ampliação da experiência para outras turmas e professores, inclusive com a intenção de fazer parte do currículo anual de todas as unidades escolares do Ensino Fundamental e Médio.
Título em inglês
Analysis and improvement of the science fair in municipal schools in Santana de Parnaíba SP.
Palavras-chave em inglês
Critical thinking
Learning
Science fair
Teaching
Resumo em inglês
The main objective of the work is to investigate and solve a problem at the science fair in the municipality of Santana de Parnaíba SP, making it closer to the reality of students, taking as guidance the dimensions of critical thinking, as outlined by Tamayo Alzate (2014), and for the two general powers of the BNCC. On the one hand, Tamayo describes arguments, problem solving and metacognition as dimensions of critical thinking in basic education students. In turn, BNCC considers scientific, critical and creative thinking and argumentation to be important. From the perspectives of critical thinking, students should be led to question the information and content they research and the teacher should act much more as a facilitator/mediator than a transmitter of information. In 2019, we started qualitative research observing a Physics class at a certain school, but the results we found and produced were not very satisfactory in line with what we expected from the fair. Therefore, in 2021 we produced a new plan for this science fair, coordinated by a working group made up of physics teachers, school managers and me as the municipality's director of education and Physics teacher at the São Paulo state education network. In 2022, the same group sought to guide the planning and as a result, throughout the entire fair process, we concluded that the research work was quite productive in accordance with the ideas of Tamayo Alzate (2014) and the general competencies of BNC , recognizing not only the presence of the aforementioned dimensions and the cognitive and cultural growth of students and teachers, but also of an organization that changed the involvement and perspective of participants, returning the science fair to its potential as an innovative activity. We leave the expansion of the experience to other classes and teachers for the future, including with the intention of being part of the annual curriculum of all elementary and high school units.
 
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Data de Publicação
2024-02-21
 
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