• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2023.tde-19022024-171447
Documento
Autor
Nombre completo
Cleber Aparecido Martinelli Hernandes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Villani, Alberto (Presidente)
Silva, José Alves da
Silva, Luciene Fernanda da
Título en portugués
Análise e aprimoramento da feira de ciência em escolas municipais de Santana de Parnaíba - SP
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Ensino
Feira de Ciência
Pensamento crítico
Resumen en portugués
O trabalho tem como principal objetivo investigar e resolver um problema da feira de ciência do município de Santana de Parnaíba SP, tornando-a mais próxima da realidade dos estudantes, tendo como orientação as dimensões do pensamento crítico, como delineadas por Tamayo Alzate (2014), e pelas duas competências gerais da BNCC. De um lado, Tamayo descreve como dimensões do pensamento crítico em estudantes de educação básica a argumentação, a solução de problemas e a metacognição. Por sua vez, a BNCC considera importantes o pensamento científico, crítico e criativo e a argumentação. Nas perspectivas do pensamento crítico os estudantes deveriam ser levados a questionar as informações e conteúdos pesquisados por eles e o professor deveria agir muito mais como um facilitador/mediador do que um transmissor de informações. Iniciamos em 2019 uma pesquisa qualitativa observando uma turma de Física de uma determinada escola, porém os resultados que encontramos e elaboramos não foram muito satisfatórios de acordo com o que esperávamos da feira. Diante disso, em 2021 produzimos um novo planejamento desta feira de ciência, coordenado por um grupo de trabalho composto por professores de física, gestores escolares e por mim enquanto diretor de ensino do município e professor de Física da rede estadual de ensino de São Paulo. Em 2022 o mesmo grupo procurou orientar a realização do planejamento e como resultado, ao longo de todo o processo da feira, concluímos que o trabalho de pesquisa foi bastante produtivo de acordo com as ideias de Tamayo Alzate (2014) e as competências gerais da BNC, reconhecendo não somente a presença das dimensões citadas e de um crescimento cognitivo e cultural dos estudantes e dos docentes, mas também de uma organização que mudava o envolvimento e a perspectiva dos participantes, devolvendo à feira de ciência seu potencial de atividade inovadora. Deixamos para o futuro a ampliação da experiência para outras turmas e professores, inclusive com a intenção de fazer parte do currículo anual de todas as unidades escolares do Ensino Fundamental e Médio.
Título en inglés
Analysis and improvement of the science fair in municipal schools in Santana de Parnaíba SP.
Palabras clave en inglés
Critical thinking
Learning
Science fair
Teaching
Resumen en inglés
The main objective of the work is to investigate and solve a problem at the science fair in the municipality of Santana de Parnaíba SP, making it closer to the reality of students, taking as guidance the dimensions of critical thinking, as outlined by Tamayo Alzate (2014), and for the two general powers of the BNCC. On the one hand, Tamayo describes arguments, problem solving and metacognition as dimensions of critical thinking in basic education students. In turn, BNCC considers scientific, critical and creative thinking and argumentation to be important. From the perspectives of critical thinking, students should be led to question the information and content they research and the teacher should act much more as a facilitator/mediator than a transmitter of information. In 2019, we started qualitative research observing a Physics class at a certain school, but the results we found and produced were not very satisfactory in line with what we expected from the fair. Therefore, in 2021 we produced a new plan for this science fair, coordinated by a working group made up of physics teachers, school managers and me as the municipality's director of education and Physics teacher at the São Paulo state education network. In 2022, the same group sought to guide the planning and as a result, throughout the entire fair process, we concluded that the research work was quite productive in accordance with the ideas of Tamayo Alzate (2014) and the general competencies of BNC , recognizing not only the presence of the aforementioned dimensions and the cognitive and cultural growth of students and teachers, but also of an organization that changed the involvement and perspective of participants, returning the science fair to its potential as an innovative activity. We leave the expansion of the experience to other classes and teachers for the future, including with the intention of being part of the annual curriculum of all elementary and high school units.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-02-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.