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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2023.tde-19022024-152218
Documento
Autor
Nome completo
Antonio Carlos Mometti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Gurgel, Ivã (Presidente)
Dulci, Tereza Maria Spyer
El-hani, Charbel Niño
Galian, Claudia Valentina Assumpção
Giraldo, Victor Augusto
Título em português
Decolonização Cultural e o Currículo de Ensino de Física
Palavras-chave em português
Análise do Discurso
Cultura
Currículo
Decolonialidade
Diversidade
Ensino de Física
Equidade
Resumo em português
O presente texto possui por objetivo apresentar a tese desenvolvida no programa de pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, especificamente na área de Ensino de Física. Como pergunta central e que orienta a tese tem-se que: o currículo do Estado de São Paulo materializa, por meio de dispositivos discursivos, um conjunto de valores, crenças e procedimentos que reconstroem e transformam a epistême do sujeito de modo a manter o status eurocêntrico na sociedade em que tal currículo é aplicado? Assim, como pressuposto teórico assume-se a teoria decolonial proposta e discutida por Aníbal Quijano, Catherine Walsh, Walter Mignolo, Enrique Dussel, Maldonado-Torres, Ailton Krenak e Rita Segato. Além disso, toma-se como ponto de partida que o currículo carrega aspectos culturais que estão embebidos num processo de colonização ainda em vigor. Assim, cabe destacar que neste projeto entendemos por colonização a toda forma de poder que submete um grupo social a determinadas regras e padronizações mediante o uso da força, como também, pela linguagem e aspectos psico-ontológicos. Tal processo, todavia, caracteriza-se pela reprodução de elementos culturais originários de uma sociedade de maior poder sobre um grupo de menor poder. Desta forma, cria-se um ciclo padronizado no qual há o estabelecimento de um conjunto de regras que secularizam o processo colonizar, isto é, colonizar não é apenas invadir territórios e extrair e extraviar seus recursos, mas sim construir pensamentos que perpetuem tal estrutura. Como design metodológico foram realizadas escolhas metodológicas tomando como principal fonte de informação o currículo paulista. Assim, utilizou-se da análise de discurso na perspectiva francesa, o modelo multifatorial para EDI e o modelo 4-A para os direitos humanos. Como resultados a presente concluiu que há operadores caracterizados como cultural, epistemológico e cultural-epistemológico que contribuem para o processo de colonização aqui definida por epistêmica.
Título em inglês
Cultural decolonizing and the Physics Education Curriculum.
Palavras-chave em inglês
Culture
Curriculum
Decoloniality
Decolonization
Discourse Analysis
Diversity
Equity
Physics Education
Resumo em inglês
This text aims to present the thesis developed in the Interunit Postgraduate Program in Science Teaching at USP, specifically in Physics Teaching. The central question that guides the hypothesis is that the curriculum of the State of São Paulo materializes, through discursive devices, a set of values, beliefs, and procedures that reconstruct and transform the subject's episteme to maintain the status of a Eurocentric society in which such Is the curriculum applied? Thus, as a theoretical assumption, the decolonial theory proposed and discussed by Aníbal Quijano, Catherine Walsh, Walter Mignolo, Enrique Dussel, Maldonado-Torres, Ailton Krenak, and Rita Segato is assumed. Furthermore, it is taken as a starting point that the curriculum carries cultural aspects inserted in a colonization process still in force. Therefore, it is worth highlighting that in this project we understand colonization as any form of power that subjects a social group to specific rules and standards through force and linguistic and psychoontological aspects. This process, however, is characterized by the reproduction of cultural elements originating from a society with greater power over a group with less power. In this way, a standardized cycle is created in which a set of rules is established that secularize the colonizing process, that is, colonizing is not just invading territories and extracting and misplacing their resources, but rather building thoughts that perpetuate such a structure. As a methodological design, methodological choices were made using the São Paulo curriculum as the main source of information. Therefore, we use discourse analysis from the French perspective, the multifactor model for FDI, and the 4-A model for human rights. As a result, it was concluded that there are operators characterized as cultural, epistemological, and cultural-epistemological that contribute to the colonization process defined here by epistemic.
 
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Data de Publicação
2024-02-21
 
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