• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2006.tde-18122020-183016
Documento
Autor
Nome completo
Maxwell Roger da Purificação Siqueira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Mauricio Pietrocola Pinto de (Presidente)
Cruz, Frederico Firmo de Souza
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida
Título em português
Do Visível ao Indivisível: uma proposta de Física de Partículas Elementares para o Ensino Médio
Palavras-chave em português
Ensino de Física
Física moderna e contemporânea
Partículas elementares
Transposição Didática
Resumo em português
Na perspectiva da inserção da Física Moderna e Contemporânea, foi elaborada uma proposta de Física de Partículas Elementares através de uma seqüência didática, com textos e atividades que buscaram levar esse tópico para jovens do Ensino Médio das escolas públicas do estado de São Paulo. Para analisar a seqüência didática elaborada, buscou-se na didática da Ciência um instrumento teórico, a Transposição Didática. Essa teoria já havia sido utilizada para analisar outras propostas de cursos, mostrando-se conveniente para analisar o processo de adaptação do saber, desde sua origem até à sala de aula. Assim, esse trabalho, elaborou, aplicou e analisou uma proposta de ensino de tópicos de Física de Partículas Elementares para jovens do E.M. de escolas públicas na cidade de São Paulo. Concluindo que é possível levar este conhecimento para à sala de aula, estando ao alcance dos alunos e dos pr
Título em inglês
From the Visible to the indivisible: a proposal of Elementary Particle Physics for High School.
Palavras-chave em inglês
Didactic Transposition
Elementary particles
Modern and contemporary physics
Teaching Physics
Resumo em inglês
In the perspective of Modern and Contempory Physics insertion, was elaborate a proposal of Elementary Particles Physics through a didactic sequence, with texts and activities that to introduce this topics for the secondary school young's of the public network of the state of . To analyze this didactic sequence, we searched in the science didactic a theorical instrument, the Didactic Transposition. This theory there was utilized to analyze other curses proposals, shows appropriate to analyze the knowledge adaptation process, since your origin until the classroom. Thus, this work, elaborated, implemented and analyzed an proposal of teaching Elementary Particles Physic's topics. Concluding that is possible to lead this knowledge to the classroom, to be on students and teachers reach.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-01-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.