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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2018.tde-16072018-153209
Documento
Autor
Nombre completo
Renata Pojar Silva
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Rodrigues, Andre Machado (Presidente)
Biancolin, Mônica Maria
Silva, Glauco dos Santos Ferreira da
 
Título en portugués
As histórias de vida de jovens professores de física: a contradição entre os fatores de permanência e evasão em escolas públicas
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento profissional
Escolha da carreira
História de vida
Início da carreira docente
Permanência e evasão
Subjetividade
Resumen en portugués
De acordo com pesquisas na literatura, existe uma escassez de professores no Brasil. Muitos estudos são dedicados a descrever e entender porque uma grande quantidade de professores iniciantes abandona a carreira. Eles geralmente indicam salários baixos e insatisfação no trabalho como os principais motivos para o abandono. Embora, reconheçamos que o abandono do emprego é um tópico muito importante para gerar uma compreensão profunda da situação atual, há um lado que é comumente esquecido, aqueles que permanecem na atividade de ensino. Esse trabalho busca apresentar a contradição existente entre os dois polos (evasão/permanência), fazendo uma síntese, de forma a ampliar o foco da pesquisa, não trabalhando os dois extremos de forma isolada. Para tanto, usaremos a história de vida, como ferramenta metodológica para perceber essa contradição. Essa metodologia pode fornecer elementos relevantes para entender melhor o porquê e como os assuntos se envolvem em atividades, bem como abarcam relações ao longo da vida dos sujeitos. Esta pesquisa tem como objetivo estudar a história de vida de seis professores licenciados em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, que estão iniciando sua carreira docente, com até cinco anos de ingresso, e que atuem ou tenham atuado em escolas públicas do Estado de São Paulo. A pesquisa visa responder: quais são os fatores de permanência ou evasão dos jovens professores de Física em escolas públicas? Inicialmente, é feito um estudo sobre as temáticas relacionadas ao tema, como forma de apropriação do objeto de pesquisa: o professor como intelectual crítico, o desenvolvimento profissional e a temática da subjetividade. A teoria da subjetividade servirá de referencial teórico para esta pesquisa. A partir dos trabalhos desenvolvidos por Vigotski, González Rey elabora estudos acerca da subjetividade, afirmando que a subjetividade conduz o indivíduo e a sociedade a uma relação indivisível, em que ambos aparecem como momentos da subjetividade social e da subjetividade individual. A principal ferramenta de coleta de dados empíricos foi a realização de entrevistas, de cunho autobiográfico. Dada a profusão de dados obtidos, focou-se a análise no processo de escolha da profissão, na entrada no curso de licenciatura, bem como nos primeiros passos dentro da carreira docente, de forma a assumir-se "ser professor". Desenvolveu-se a análise evidenciando as relações entre família, escola e trabalho, como forma de apresentar os resultados. Para ajudar na análise de dados foi feita uma série de contradições focando nos seguintes aspectos: contexto sócio-econômico-cultural familiar; processo de escolha da profissão para cada professor(a) entrevistado(a), descrevendo a sua chegada ao curso de licenciatura e o processo de assunção à docência; incursão sobre o papel da família e a sua influência nesse processo; início da carreira docente, pretendendo demonstrar que o aspecto de formação profissional é um processo/desenvolvimento complexo de construção/transformação do "ser professor"; discussão das condições de trabalho e salário, como fatores que contribuem para a análise da contradição entre a permanência e a evasão do jovem professor de Física na escola pública. Por fim, nas conclusões expomos como os resultados encontrados poderão gerar impactos em políticas públicas que visam garantir a permanência do jovem professor, além de fomentar possibilidade de reflexões no atual curso de formação inicial aos licenciados em Física, bem como na reflexão de cursos de formação continuada.
 
Título en inglés
The life histories of young physics teachers: the contradiction between the factors of permanence and evasion in public schools
Palabras clave en inglés
Beginning of teaching career
Career choice
Life's history
Permanence and evasion
Professional development
Subjectivity
Resumen en inglés
According to literature, there is a shortage of teachers in Brazil. Many studies are dedicated to describing and understanding why many beginning teachers drop out. They generally indicate low wages and job dissatisfaction as the main reasons for dropping out. Although we recognize that dropping out of job is a very important topic to generate a deep understanding of the current situation, there is one side that is commonly overlooked, those who remains in the teaching activity. This research shall present the contradictions between two poles (drop out / permanence), making a synthesis, to broaden the focus of the research -- not taking the two extremes in isolation. We use life history as a methodological tool to grasp those contradictions. This methodology can provide relevant elements to better understand why and how subjects are involved in activities, as well as encompass relationships throughout the subjects' lives. We examine the life history of six Physics teachers graduated from the Institute of Physics of the University of São Paulo, who are starting their teaching career, with up to five years of admission, and who work or have worked in public schools in the state of São Paulo. The research aims to answer: what are the factors of permanence or drop out of the young teachers of Physics in public schools? Initially, a study on the related themes is done as a form of appropriation of the research object: the teacher as critical intellectual, professional development and the subject of subjectivity. The theory of subjectivity will serve as a theoretical reference for this research. Drawing on Vigotski's work, González Rey elaborates studies on subjectivity, affirming that subjectivity leads the individual and society to an indivisible relationship, in which both appear as moments of social subjectivity and individual subjectivity. The main tool for the collection of empirical data was the conduction of autobiographical interviews. Given the profusion of data, the analysis focused on the process of choosing the profession, entering the graduate course, as well as his/her first steps within the teaching career, to acknowledge him/herself as "being a teacher". The analysis was developed showing the relationships between family, school and work, as a way of presenting the results. To assist in the analysis of data, a series of contradictions were made focusing on the following aspects: familiar socio-economic-cultural context; process of choosing the profession for each teacher interviewed, describing their arrival at the undergraduate course and the process of assumption of teaching; the role of the family and its influence in this process; beginning of the teaching career, aiming to demonstrate that the vocational training aspect is a complex process / development of the "being a teacher"; discussion of working conditions and salary as factors that contribute to the analysis of the contradiction between the permanence and the avoidance of the young physics teacher in the public school. Finally, in the conclusions we show how the results found can generate impacts on public policies that aim to guarantee the permanence of the young teacher, besides fomenting the possibility of reflections in the current course of initial formation to the graduates in Physics, as well as in the reflection of training courses continued.
 
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Fecha de Publicación
2018-07-18
 
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