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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2019.tde-16062020-151211
Documento
Autor
Nome completo
Guilherme Ventura Bondezan
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Kawamura, Maria Regina Dubeux (Presidente)
Pierson, Alice Helena Campos
Strieder, Roseline Beatriz
Título em português
Perspectivas da cidadania articuladas com o conhecimento escolar de física
Palavras-chave em português
Alfabetização Científica
Cidadania
Ciência
Sociedade e Ambiente Questões Sociocientíficas
Tecnologia
Resumo em português
É nítida a necessidade de um ensino voltado para a promoção da cidadania, amplamente defendido pelos documentos oficiais que regulamentam a educação básica no Brasil e por aqueles envolvidos em seu processo de ensino-aprendizagem. Esta preocupação com a cidadania, que deve estar presente em todas as disciplinas, inclusive científicas, pode ser compreendida de diferentes maneiras. Assim, numerosas e diversificadas têm sido as contribuições da Pesquisa em Ensino de Ciências, envolvendo, dentre outras, abordagens denominadas Alfabetização Científica, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, Questões Sociocientíficas, Questões Controversas e Questões Socioambientais. É este rico cenário que motiva a presente investigação, que, além de buscar sua caracterização, tem como objetivo específico tornar as reflexões sobre cidadania no ensino de ciências acessíveis a um público mais amplo, especialmente professores da educação básica. Nesse sentido, foi realizada uma caracterização inicial (a partir de alguns artigos, livros, teses e dissertações), do ponto de vista teórico, dos pressupostos, objetivos e preocupações relativos às abordagens, para orientar uma análise mais aprofundada. A partir desse quadro, foi realizada uma investigação de caráter empírico com o intuito de identificar os encaminhamentos mais frequentes dados às abordagens presentes nas pesquisas, assim como dos principais aspectos eventualmente influenciadores das práticas em sala de aula. Para essa busca empírica, elegemos os trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período 2013 a 2017, relativos ao tema, analisados segundo dois enfoques diferentes. Em um primeiro momento, foi desenvolvida uma caracterização geral, mais quantitativa, identificando quais as etapas da escolarização contempladas, a natureza dos trabalhos, as disciplinas de interesse, dentre outros aspectos. Em um segundo momento, numa caracterização mais qualitativa, foram analisados apenas os trabalhos que envolviam práticas em sala de aula, buscando identificar as intenções, os conhecimentos estudados, as motivações para sua escolha e as práticas encaminhadas. Nesses dois momentos, foi dado especial destaque aos propósitos educacionais priorizados pelos próprios autores, buscando articulá-los com os outros elementos da pesquisa. Do conjunto dos resultados dessas análises, foi possível caracterizar os principais elementos das práticas de sala de aula com potencial para inspirar e subsidiar professores que, em diferentes contextos, optem por buscar perspectivas de cidadania em suas atividades.
Título em inglês
Citizenship perspectives associated with the Physics scoolar knowledge
Palavras-chave em inglês
Citizenship
Science
Scientific Literacy
Society and Environment, Socioscientific Issues
Tecnology
Resumo em inglês
There is a clear need for citizenship education, widely supported by the official documents that regulate basic education in Brazil and by those involved in its teaching-learning process. This concern with citizenship, which must be present in all disciplines, including scientific, can be understood in different ways. Thus, numerous and diverse have been the contributions of Research in Science Teaching, involving, among others, approaches called Scientific Literacy, Science, Technology, Society and Environment, Socioscientific Issues, Controversial Issues and Socio-Environmental Issues. It is this rich scenario that motivates the present investigation, which, besides seeking its characterization, has the specific objective to make the contributions on citizenship in science teaching accessible to a wider public, especially teachers of basic education. In this regard, an initial characterization was performed (based on some articles, books, theses and dissertations), from the theoretical point of view, of the assumptions, objectives and concerns related to the approaches, to guide a deeper analysis. From this framework, an empirical investigation was conducted to identify the most frequent referrals given to the approaches present in the research, as well as the main aspects that may influence classroom practices. For this empirical search, we chose the papers published in the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), in the period 2013-2017, related to the theme, and analyze it according to two different approaches. At first, a more quantitative general characterization was developed, identifying which stages of schooling were contemplated, the nature of the research, the subjects of interest, among other aspects. In a second moment, in a more qualitative characterization, only the papers that involved classroom practices were analyzed, seeking to identify the intentions, the knowledge studied, the motivations for their choice and the practices forwarded. In these two moments, special emphasis was given to the educational purposes prioritized by the authors themselves, seeking to articulate them with the other elements of the research. From the set of results of these analyzes, it was possible to characterize the main elements of classroom practices with potential to inspire and support teachers who, in different contexts, choose to seek perspectives of citizenship in their activities.
 
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Data de Publicação
2020-06-23
 
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