• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2019.tde-16062020-150417
Document
Auteur
Nom complet
Danilo Mendes Vieira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Rodrigues, Andre Machado (Président)
Pereira, Alexsandro Pereira de
Piassi, Luis Paulo de Carvalho
Titre en portugais
Interpretando a física: o Role Playing Game (RPG) como forma de explorar problemas abertos
Mots-clés en portugais
Ensino de Física
Jogos e educação
Role Playing Game
RPG
Resumé en portugais
Esta pesquisa propõe a investigação do uso do Role Playing Game (RPG) no contexto educacional, como uma forma de facilitar o aprendizado de Física para os estudantes. O pressuposto principal para o uso do RPG é que ele pode funcionar como um ambiente para um ensinar física através de problemas abertos. Os problemas abertos são situações que necessitam de soluções, mas os indivíduos envolvidos não conhecem meios ou caminhos evidentes para obtê-las. Eles são úteis na física para conhecer para se conhecer as concepções dos alunos sobre conceitos estruturados cientificamente e também trabalhar significações diferentes dos problemas de lápis e papel. Foi elaborada uma aventura no sistema FATE. Este sistema genérico apresenta regras simples e facilita o processo de iniciação dos alunos ao RPG. Foram realizadas duas aplicações do RPG em contexto educacional, com estudantes em diferentes situações de ensino. Conclui-se que o RPG pode ser proveitoso como uma atividade paralela às aulas tradicionais e como um incentivador da problematização dos conceitos físicos para os alunos.
Titre en anglais
Playing physics: the Role Playing Game (RPG) as a way to explore ill-structured problems.
Mots-clés en anglais
Games and Education
Physics Teaching
Role Playing Game
RPG
Resumé en anglais
This research proposes the investigation of Role Playing Games (RPG) in the educational context, as a way of facilitating the learning of physics for students. The main assumption for using RPGs is that they can function as a space for teaching based on ill-structured problems. Ill-structured problems are situations where a solution is needed, but the individuals involved do not know the obvious ways or means to get them. They are useful in physics in understanding students' conceptions of scientifically structured concepts as well as working on different meanings for structured problems. An adventure was elaborated in the FATE system and two applications of RPGs in the educational context were made, with students in different teaching situations. It is concluded that role-playing can be useful as a parallel activity to traditional classes and as an incentive for the problematization of physical concepts for students.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2020-06-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.